A Unimed – Rio iniciou a transferência de 107 mil clientes dos planos de saúde para a Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro – Unimed Ferj, após a constatação de uma crise financeira na operadora.
Outras transferências já ocorreram, em junho e no início do mês de setembro, ao todo 73 mil usuários já haviam sido migrados, esses usuários são os optantes por contratos individuais, adesões e empresariais.
A assessoria da Unimed-RJ informou que toda a transferência dos contratos para a Federação faz parte de um plano para reequilíbrio da operadora que a cessão dos contratos dos clientes pessoas físicas e empresa que ficam fora das cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.
Na nota emitida para a imprensa, a cooperativa também ressalta, que, além da Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro, outras cooperativas do Sistema Unimed também estão recendo parte da carteira em transição, gradativamente ao longo do segundo semestre de 2023.
Leia também: ANS Suspende Venda De 32 Planos De Saúde
Conforme a cooperativa, a cessão para outras operadoras não altera em nada as condições contratadas, permanecendo em vigor os contratos assinados. A única alteração informada, será a expedição de novas carteirinhas para os beneficiários.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou todo o processo de transferência de 180 mil contratos, e todos os clientes foram comunicados com as orientações e informações necessárias sobre a mudança.
Outra informação repassada para a imprensa, foi sobre a aprovação da liberação de R$130,6 milhões de Reais de reservas técnicas da operadora, representando 45% do montante que a Unimed-Rio possuía para pagamentos de procedimentos médicos futuros.
Leia também: Conheça As Preferências Do Consumidor Na Escolha De Seu Plano De Saúde
A nota enviada para a imprensa também informa:
Aproximadamente 107 mil beneficiários – titulares e dependentes – de contratos de clientes Pessoa Física, empresariais e de adesão (com residência ou CNPJ atual fora das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias).
Não será necessário assinar o contrato novamente. A ANS autorizou a alienação do contrato e, portanto, ele segue tendo validade em seus termos, só que, a partir da data estabelecida, o vínculo será diretamente com a Unimed Ferj, e não mais com a Unimed-Rio.
Os beneficiários seguirão tendo acesso exatamente à mesma rede atual.
Sim. Os consumidores envolvidos receberão uma nova carteirinha com a logomarca da Unimed Ferj.
Não haverá interrupção em nenhum destes casos. A Unimed Ferj dará sequência a tratamentos já iniciados.
A forma de pagamento permanecerá a mesma.
Com dados: Assessoria UNIMED – RJ
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…