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CRM Médico: Veja as principais dúvidas sobre o assunto

Se você pretende seguir a carreira de médico, é estudante de medicina, até mesmo se consultou um médico ou precisou autorizar algum exame, já deve ter ouvido falar em CRM. Esse é um registro imprescindível para o profissional formado em Medicina, se quiser atuar na área.

Esta exigência é definida por lei, conforme transcrevemos abaixo:

Lei Federal nº 3.268/57- Art. 17 — Os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer de seus ramos ou especialidades, após o prévio registro de seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no Ministério da Educação e Cultura e de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

O que é CRM?

O primeiro passo para entender o que é CRM é compreender o significado destas três letras. A sigla, na verdade, faz referência ao Conselho Regional de Medicina, que são órgãos estaduais, vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Em todos os estados do Brasil, existem órgãos do tipo que fiscalizam e regulamentam a atuação dos médicos. No Estado do Amazonas, este órgão é o CREMAM (Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas), no Rio de Janeiro é o CREMDERJ (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro), o CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná) é o órgão do Estado do Paraná e assim, em todo o território brasileiro.

Um profissional da medicina, que deseje atender pacientes no Brasil, precisa estar vinculado ao conselho regional do estado onde irá atuar. Ao se vincular ao órgão, o profissional recebe um número de registro, que é o CRM. É um código único, individual, que irá acompanhar o médico por toda a sua trajetória, equivalente ao CPF de um cidadão brasileiro. 

O que precisa para tirar o CRM?

Documentos são necessários para a inscrição:

Para obter o CRM o médico precisa comparecer à sede do conselho do seu estado ou então no órgão responsável mais próximo. Os documentos que ele deverá apresentar podem variar de acordo com cada estado, mas, na sua maioria, o médico deve apresentar os documentos abaixo:

  • O diploma original de graduação e uma cópia frente e verso;
  • CPF original e cópia;
  • Título de eleitor original e cópia;
  • Cédula de identidade original e cópia;
  • 3 fotos 3×4;
  • Comprovante de quitação da anuidade e taxas;
  • No caso dos homens, certidão de reservista das forças armadas, original e cópia.

Se, eventualmente, faltar algum desses documentos, o órgão não poderá realizar a emissão do título.

Além dos documentos, há alguns procedimentos que precisarão ser realizados:

Na maioria dos casos, o requerente deve preencher a pré-inscrição online no site oficial do seu CRM e após isso, gerar o boleto de pagamento de anuidade e taxas. Logo após é preciso apresentar a documentação e o comprovante de pagamento na sede do CRM ou órgão responsável mais próximo.

Um ponto de atenção é que a inscrição só é validada quando estiver completa, ou seja, com todos os documentos forem apresentados. Outro detalhe importante é que a carteira profissional é entregue somente pessoalmente em uma sessão solene previamente agendada. O CRM é um documento intransferível e único. O número registrado é a garantia que o profissional precisa para exercer a profissão.

Quanto custa para tirar o CRM?

Normalmente a base para a cobrança do CRM é a anuidade vigente no ano.

Além da anuidade proporcional, outros valore são comprados, conforme listamos abaixo:

  • Anuidade Proporcional
  • Carteira profissional
  • Carteira de identidade
  • Taxa de inscrição

Mas, como falamos acima, os conselhos são estaduais, então o valor para emitir o CRM também pode variar.

No Estado de São Paulo, para o ano de 2022, um médico recém formado que quer requer seu registro junto ao CREMESP irá pagar:

  • Anuidade Proporcional: R$ 308.80
  • Carteira profissional: R$ 109.00
  • Carteira de identidade: R$ 109.00
  • Taxa de inscrição: R$ 109.00
  • Total: R$ 635.80

Quanto tempo leva para sair o CRM?

Também quanto ao tempo poderá haver variação, de acordo com a cidade/estado.

Mas, em média, leva de 10 a 20 dias.

Precisa de prova para tirar o CRM?

Este é um assunto bastante polêmico, que de tempos em tempos entra em discussão a possibilidade da exigência de uma prova para emissão de registro, no moldes da Ordem dos Advogados do Brasil. Em 2005, o CREMESP instituiu um exame e tornou-o pré-requisito para o formado em Medicina se cadastrar na entidade de classe e trabalhar como médico no Estado de São Paulo. 

Mas em fevereiro de 2019, a Justiça de São Paulo determinou o fim da obrigatoriedade da realização do exame Cremesp, que condicionava o registro dos profissionais formados em Medicina no estado à participação no exame.

Portanto, atualmente, não é necessário prestar exame para obter o CRM. Mas você precisa ficar atento, pois, por ser um assunto polêmico, pode entrar em discussão novamente e a situação mudar.

Quais situações ocasionam a perda do CRM?

Uma das sanções disciplinares previstas no artigo 22 da Lei 3268 que rege os Conselhos de Medicina é a perda ou cassação do registro do CRM. É o final de um processo que começa com advertência confidencial, censura, publicação em diário oficial e suspensão de 30 dias.A cassação é a mais sanção e faz com que o profissional fique impedido de praticar a medicina. 

Este processo começa com uma denúncia junto ao Conselho Regional, que o profissional faz parte, ou esteja exercendo durante o ocorrido. A denúncia não pode ser anônima, ela deverá ser assinada e ter suas provas anexadas. Após analisada a denúncia, caso seja entendido que a punição é aplicável, esta fica registrada no histórico do médico.

O erro médico ocorre quando o paciente sofre algum dano provocado pelo médico seja pela ação ou inação, sem intenção. 

São três as considerações:

  • A primeira é a imprudência, tomando escolha por ações que não deveriam ser feitas.
  • A segunda é a negligência que é o oposto da primeira, uma omissão, é não agir de acordo com o esperado, ou o que deveria ter sido feito.
  • A terceira é a imperícia, podendo ser falta de habilidade ou experiência.  Muitas vezes a imperícia pode se dar pelo fato do profissional exercer atividades de outra especialidade. Por exemplo, um médico clínico geral realiza uma cirurgia plástica.

Como é composto o número do CRM?

O CRM é composto por seis números + a sigla CRM acompanhada do estado, exemplo: CRM/SP 123456.

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Por Guilherme Soares, engenheiro formado pela Universidade de São Paulo com mestrado em administração de empresas pela London Business School.

Original de Contabilizei

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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