O CRM já está integrado ao dia a dia de inúmeras pequenas empresas pelo Brasil.
Para quem ainda não sabe, a sigla tem origem na expressão em Inglês Customer Relationship Management.
Em tradução livre, significa “Gerenciamento de Relação com o Consumidor”.
O mais importante, nesse caso, é entender como as empresas podem se relacionar com o público-alvo e aumentar o faturamento delas.
Hoje, o CRM de uma empresa, não importa o tamanho, é gerenciado por meio de softwares.
Neles, é possível armazenar todo tipo de informação sobre os clientes.
Em poucos cliques, a equipe de vendas, por exemplo, pode saber em quais canais os consumidores fazem mais contato, onde eles vivem, a faixa-etária, e os produtos e serviços favoritos deles.
Outra vantagem de se ter um software de CRM bem executado em uma companhia é o fácil acesso ao histórico dos clientes.
Com isso, eles não precisam repetir minúcias sobre os antigos atendimentos ou até mesmo fornecer detalhes de suas preferências.
Para a empresa, isso significa economia de tempo, recursos financeiros e ainda a chance de oferecer soluções sob medida, com o intuito de fortalecer o relacionamento com o consumidor.
É importante lembrar ainda que, muito além de ser apenas um software, o CRM é a reunião de práticas com objetivo de otimizar toda e qualquer relação com o cliente.
O CRM é uma realidade e uma vantagem estratégica também para as pequenas empresas.
Ainda mais em um cenário tão competitivo e com poucos recursos, como se apresenta o ano de 2020.
Por isso, ter um software de CRM é uma excelente maneira de se entender e reter os consumidores, ao oferecer novos produtos e soluções que possam satisfazê-los, e impedi-los de fazerem novos negócios com os concorrentes.
Sem contar que usar uma ferramenta exclusiva para gerenciar o CRM de um pequeno negócio é muito importante para organizar os dados gerados provenientes das relações com os clientes.
Como é de conhecimento geral, é muito difícil ter noção do que realmente acontece na empresa quando todos os contatos feitos com os consumidores são arquivados em diferentes plataformas.
Assim, ter o CRM é fundamental para compreender todos os passos e decisões dos consumidores, seja no ponto de venda físico, seja no e-commerce.
Ao ter uma equipe inteira com acesso a informações tão importantes sobre os clientes, ao mesmo tempo, e na mesma plataforma, é muito provável que essa tomada de decisão impacte nos resultados dos negócios.
Ao fim do dia, o que uma pequena empresa deseja é vender o máximo de produtos ou serviços possíveis.
Todo o seu faturamento depende do resultado alcançado durante essa jornada de trabalho.
Com isso, são nesses momentos decisivos que podemos conferir a vantagens e os diferenciais de se ter o CRM bem executado.
É por meio de um perfil detalhado dos consumidores que a companhia vai ajustar o seu portfólio de soluções e, principalmente, prospectar novos clientes.
Baseado nesse conjunto de informações detalhadas, uma pequena empresa consegue tomar decisões com muito mais confiança e com chances ainda maiores de êxito.
O que ocasiona em mais consumidores, e, por consequência, em novos rendimentos.
Uma das maneiras mais eficazes de se trabalhar com CRM é por meio de um dos aplicativos de mensagens mais populares no mundo, e o favorito dos brasileiros: o WhatApp.
Se antes ele era conhecido apenas com um app para bate-papo virtual, hoje se transformou numa poderosa ferramenta para se relacionar com os clientes.
Diversas empresas já usam o WhatApp para gerar novos negócios e os motivos não são poucos.
Um deles, citado acima, é a popularidade do aplicativo.
Sem dúvida, a facilidade em usá-lo e as possibilidades de se obter elementos fundamentais dos clientes é outro atrativo.
Afinal, com esses dados, o CRM se torna ainda mais completo e refinado.
É preciso, por outro lado, destacar que os consumidores que usam o WhatsApp para se comunicar com pequenas empresas desejam rapidez e eficiência no atendimento.
Do contrário, além de deixá-los insatisfeitos, perde-se uma excelente oportunidade de se conhecer as necessidades desses clientes e como aprimorá-las.
Usar um software de CRM é muito indicado para negócios de todos os portes, principalmente pequenas empresas.
De maneira personalizada e analítica, os gestores podem pesquisar o perfil de cada cliente e assim tornar a experiência deles com a companhia muito mais satisfatória.
Esta análise pode ser feita antes mesmo do consumidor ter a certeza do que ele procura.
Afinal, ao conhecer os possíveis interessados nos produtos e serviços, a empresa pode ajustar a sua estratégia para que eles, enfim, possam fechar negócio.
O mesmo vale para o pós-venda.
Conhecer as demandas futuras, por meio dos dados oferecidos pelos softwares de CRM, permite as pequenas empresas anteciparem possíveis cenários em que elas poderão surpreender de maneira positiva os seus clientes.
Com eles satisfeitos, maiores são as chances de eles retornarem, e ainda indicarem os produtos e serviços da empresa em questão.
Assim, o CRM prova ser um conjunto de práticas não só fundamental para criação das estratégias de negócios, mas também um componente essencial para a geração de maiores lucros.
Por Pedro Ribeiro
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