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Se você é um contador ligado nas tendências, provavelmente já utiliza alguma solução tecnológica para facilitar a rotina aí no seu escritório Mas e o seu relacionamento com cliente? Você usa alguma ferramenta para otimizar esse aspecto do seu escritório? Já pensou em considerar a implantação de um CRM para contadores?
Como profissional contábil, você já trabalha com prestação de serviços e atendimento ao cliente, então provavelmente sabe o que é um CRM, certo? Mesmo assim, vamos relembrar rapidinho só para iniciar nosso conteúdo: Em poucas palavras, um CRM (Customer Relationship) é um software ou sistema que gerencia o relacionamento com o cliente, ou seja, que usa a tecnologia para aumentar ou melhorar o seu atendimento.
Em uma plataforma de CRM é possível armazenar e ter acesso a todos os dados do seu cliente Isso melhora a maneira como você interage com ele e te ajuda a criar relacionamentos mais fortes para aumentar a fidelização desse parceiro ao seu escritório e serviço.
Agora que já relembrei o que é um CRM, vou te falar sobre quais os principais recursos um CRM para contadores precisa ter para atender a tudo que seu escritório precisa.
Vamos lá?
Manter uma visão clara do histórico de informações do seu cliente é fundamental. Isso porque possuir esses dados, permite fornecer um serviço contábil mais profissional. Porém, você e sua equipe devem estar cansados de entrar em diversos programas diferentes para salvar números, verificar dados e etc. Neste sentido, escolher um CRM que integre com o seu sistema contábil é a melhor decisão para manter todas as informações centralizadas.
Outra razão é a praticidade: com um CRM integrado, você pode inserir informações ou dados desse cliente em um dos softwares e sincronizar com o outro de forma automática, sem precisar subir as mesmas informações duas vezes.
Com tudo, histórico, dados e documentos compilados em um só lugar, você terá um sistema único que cobre todos os aspectos desse relacionamento.
Então tire proveito da integração e torne todo o seu fluxo mais eficiente.
Sempre que um novo cliente fecha com a sua contabilidade ele precisa passar por um processo de integração. Neste processo ele é educado sobre como trabalhar com o seu escritório: quais tarefas ele deve cumprir, quais documentos ele deve enviar e em quais os prazos e, claro, qual o CRM sua empresa contábil vai utilizar para se comunicar com ele.
É por isso que um dos principais aspectos que um CRM para contadores precisa ter é facilidade de utilização. Em outras palavras, ele precisa ser intuitivo para o seu cliente. para que o processo de integração seja rápido e tranquilo.
Além disso, recursos como armazenagem de documentos, modelos de e-mail, lembretes e outras facilidades que te ajudem a garantir que cada cliente receberá sempre a mesma informação, devem ser levados em consideração. Quanto mais automatizado esse processo, melhor será a experiência desse cliente.
Assim como o CRM para contadores precisa ser intuitivo para seus clientes, ele também precisa de fácil utilização para seu cliente. É importante que todos estejam confortáveis e engajados com a interface e suas formas de acesso e entendam como essa ferramenta irá ajudar no trabalho do dia a dia.
Lembre-se sempre que um CRM não faz nada sozinho, é preciso alimentá-lo. Então para que ele funcione, sua equipe precisa participar desse processo.
Um dos benefícios a longo prazo que esse CRM para contadores deve trazer, é melhorar a maneira que seu escritório conquista clientes. Isso porque o gerenciamento de informações do cliente em um CRM, ajuda a melhorar o relacionamento da sua empresa contábil com ele, por meio da oferta de serviços personalizados.
Como resultado, um cliente satisfeito está disposto a ser seu grande divulgador e realizar um marketing gratuito do seu serviço. O que aumenta seu ROI de investimento em um sistema de CRM.
No geral, escritórios contábeis possuem várias maneiras de se comunicar com seu cliente.
Seja por email, whatsapp, bate papo ou por vídeo. E aí? Você consegue acompanhar toda essa comunicação ao longo do tempo?
Pois esse é um outro recurso essencial que , um CRM para contadores precisa te ter: te ajudar a gerenciar sua comunicação.
Como ele mantém um histórico detalhado de suas comunicações em um único lugar, você pode ter acesso a essas informações quando quiser. Desta forma será possível atender seus clientes de forma muito mais rápida e eficiente, sem precisar ficar procurando por alguma informação específica nos vários canais de contato que seu escritório oferece
Um CRM para contadores precisa permitir que seu cliente seja autossuficiente, ou seja, conter portais de autoatendimento, onde ele possa visualizar seu histórico de atendimento e outros dados.
Isso diminui a quantidade de vezes que esse cliente sente-se inseguro, e liga para seu escritório.
A reputação e imagem que seu escritório passa é muito importante, então um bom CRM para contadores também deve te ajudar a criar sua marca e manter uma boa reputação. Por isso, procure um CRM que permita compartilhar recursos e informações importantes com seu cliente.
Por exemplo: vamos supor que você escreveu um artigo sobre um novo código tributário, ou precisa informar o seu cliente a respeito de uma nova lei ou obrigação acessória que surgiu. Se o seu CRM permite o compartilhamento de conteúdo com seus clientes, é possível encaminhar esse material para toda a sua base de forma rápida e prática.
Essa iniciativa vai agregar autoridade para o seu escritório e aumentar a confiança dos seus clientes.
Como todo escritório de contabilidade, o seu também precisa lidar com inúmeras tarefas burocráticas e repetitivas, certo? Então não seria incrível se algumas dessas tarefas pudessem ser otimizadas ou, até mesmo, automatizadas?
É por isso a possibilidade de criar fluxos de trabalho automatizados é um outro recurso que você deve considerar como essencial para um CRM para contadores. e
O sistema que você escolher precisa permitir que você modifique e automatize fluxos de trabalho de forma que atenda as necessidades e mudanças de seu escritório.
Depois te tudo que conversamos até aqui, acho que podemos dizer que seu principal foco na hora de escolher o melhor CRM para contadores, é priorizar aqueles que te ajudem a otimizar o seu relacionamento e atendimento ao cliente e não apenas analisar números.
Ter um escritório capaz de fornecer ao cliente serviços que atendam suas necessidades financeiras é fundamental e o uso de um CRM para contadores pode te ajudar a automatizar esses processos e economizar tempo e dinheiro.
Enfim, com todas as dicas que falamos aqui, tenho certeza que você irá considerar o investimento em um CRM para contadores. Quando esse momento chegar, sugiro que avalie o Gestta, a ferramenta de gestão e atendimento para empresas contábeis mais completa do mercado.
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Fonte: Gestta
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