Pode parecer clichê dizer que a carga tributária brasileira é bastante complexa. Mas você conhece alguma forma melhor do que essa para se começar um texto que fale de tributos e contribuições? Hoje, vamos falar da CSLL e como ela impacta no negócio do seu cliente.
Imagine que você vá comer uma pizza e está com bastante fome. É natural pegar um pedaço maior, certo? Pois bem, fazendo uma comparação forçada, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido seria esse pedaço maior de pizza. Isso porque, ela corresponde a uma boa fatia da carga tributária do Brasil.
Preparados para saber tudo sobre a CSLL? É só seguir a leitura e aproveitar; Vamos nessa?
Como dissemos, ela é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e é responsável por grande parte da carga tributária brasileira. Ela foi instituída pela lei 7.689/88 e é um tributo federal que incide sobre todas as empresas domiciliadas no Brasil.
Essa contribuição é destinada a seguridade social para custear investimentos públicos em aposentadoria, seguro desemprego, acesso à saúde e etc. A apuração e o pagamento deste imposto é o mesma do IRPJ, ou seja:
Todas as pessoas jurídicas domiciliadas no Brasil. A divisão é feita pelo modelo de tributação. Sendo assim a divisão fica a seguinte
Sistema simplificado no qual se enquadram as microempresas e empresas de pequeno porte. A CSLL portanto é recolhida junto com a DAS, documento que incorpora vários impostos municipais, estaduais e federais em uma única guia.
O cálculo nesse modelo de tributação também é simplificado. Aqui o Fisco utiliza alíquotas de presunção para determinar o lucro da empresa. Ou seja, primeiro apura-se o faturamento em um trimestre e depois, para se apurar o lucro, aplica-se a alíquota de 32% para empresas de serviços e 12% para organizações do comércio, indústrias, imobiliárias e hospitalares. Após esse cálculo é só aplicar a alíquota da CSLL para determinar o valor a ser recolhido.
Nesse regime tributário a CSLL será apurada trimestralmente após as vendas, impostos, despesas e custos — inclusive os lucros —, serem apurados. Fique atento, a base de cálculo precisa ser ajustada ao LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real). Ou seja precisa-se respeitar as adições e exclusões exigidas pelo Fisco.
Após essa etapa é só aplicar a alíquota do CSLL. Nesta modalidade é possível que a contribuição seja feita mensalmente.
Como vimos, o cálculo da CSLL acompanha o regime tributário e deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte ao auferido.
São duas as porcentagens para o recolhimento dessa contribuição para as pessoas jurídicas:
Esse tributo é pago via Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) em qualquer agência bancária que integre ao sistema do Governo Federal. É importante ficar atento ao código ao código de recolhimento. Isso porque ele muda de acordo com o regime tributário que o seu cliente está inserido.
Como vimos, o CSLL, assim como outros tributos, impactam na gestão do negócio do seu cliente. Por isso, fazer uma gestão tributária no negócio do seu cliente é fundamental. Com ela é possível prever o quanto se gastará com os tributos e tomar medidas para reduzir a carga tributária que incide na empresa.
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Mastermaq
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…