Ficar sentado por longos períodos de tempo pode aumentar o risco de desenvolver trombose venosa profunda (TVP), que é uma condição em que um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda do corpo, geralmente nas pernas.
Quando uma pessoa está sentada por um longo período de tempo, especialmente em uma posição em que seus joelhos estão dobrados, a circulação sanguínea nas pernas pode ser reduzida. Isso pode levar a um aumento na pressão nas veias das pernas, o que pode torná-las mais propensas a desenvolver coágulos sanguíneos.
No entanto, é importante notar que a maioria das pessoas que ficam sentadas por longos períodos de tempo não desenvolve TVP. O risco de TVP aumenta se a pessoa tiver outros fatores de risco, como obesidade, idade avançada, histórico pessoal ou familiar de coágulos sanguíneos, uso de certos medicamentos, tabagismo ou gravidez.
Para reduzir o risco de TVP, é recomendado que as pessoas que passam muito tempo sentadas levantem-se e se movam a cada hora, realizem exercícios regulares, mantenham uma alimentação saudável e evitem o tabagismo. Além disso, em algumas situações, como viagens longas de avião ou carro, pode ser recomendado o uso de meias de compressão e/ou anticoagulantes prescritos pelo médico.
Aqui estão alguns cuidados importantes a serem tomados para prevenir e tratar a TVP:
Trombose venosa profunda dá direito ao Auxílio Doença?
A trombose venosa profunda pode dar direito ao auxílio-doença do INSS se o paciente tiver que se afastar do trabalho devido à condição. Para ter direito ao benefício, é necessário que o trabalhador esteja contribuindo para a Previdência Social e cumpra os requisitos estabelecidos pelo INSS.
O auxílio-doença é concedido aos segurados do INSS que comprovem incapacidade temporária para o trabalho devido a uma doença ou acidente. Para obter o benefício, o segurado precisa passar por uma avaliação médica pericial do INSS para comprovar a sua incapacidade.
No caso da trombose venosa profunda, a avaliação médica do INSS irá considerar a gravidade da condição, o tratamento que está sendo realizado e o impacto que a doença está tendo na capacidade do trabalhador de desempenhar suas atividades laborais.
Caso o trabalhador tenha direito ao auxílio-doença, ele receberá um valor mensal durante o período de afastamento do trabalho. O tempo de recebimento do benefício pode variar de acordo com a gravidade da doença e a duração do tratamento médico necessário para a recuperação do paciente.
É importante ressaltar que para solicitar o auxílio-doença é necessário estar em dia com as contribuições previdenciárias. Se o trabalhador não estiver em dia com suas contribuições, ele não terá direito ao benefício.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…