Empresas do grupo:

Início » Cuidador de familiar doente tem direito a algum benefício do INSS?

Cuidador de familiar doente tem direito a algum benefício do INSS?

por Ricardo
2 minutos ler
Imagem Por Photographee.eu / shutterstock

Uma mãe descobriu que a filha de quatro anos estava com câncer no rim, e precisaria fazer tratamento por no mínimo sete meses. Como manter o emprego tendo que cuidar da filha 24h por dia?

Sem ter parentes por perto para pedir ajuda, e tendo que ir à cidade vizinha constantemente para realizar o tratamento da filha, que ficava por semanas internada, essa mãe não conseguia mais trabalhar.

Por isso, ingressou com processo judicial contra o INSS solicitando benefício de auxílio-doença para que pudesse não trabalhar, e assim conseguisse cuidar da saúde da filha.

O juiz concedeu o benefício por 12 meses e, ainda, previu a possibilidade de prorrogação do benefício.

Mas afinal, o que é auxílio-doença parental?

No INSS ainda não existe esse benefício, porém muitos juízes e estudiosos do Direito Previdenciário defendem que esse benefício deva sim ser concedido, uma vez que os servidores públicos já possuem benefício como esse. Para eles chama-se Licença por motivo de Doença em Pessoa da Família.

O auxílio-doença parental é um benefício devido à pessoa que encontra-se impossibilitada de trabalhar por necessidade de prestar cuidados a algum familiar enfermo.

Como requerer o auxílio-doença parental?

Como vimos, o INSS não reconhece esse benefício. Por isso nem adianta ir à uma agência requerer, nem ligar, nem pedir pela internet, nem mandar carta…

Caso você esteja passando por essa situação, o recomendado é que procure um advogado ou advogada especialista em Direito Previdenciário para que após juntarem provas, e argumentos, requeiram o benefício através de ação judicial contra o INSS.

Como é uma necessidade latente da sociedade já existe um Projeto de Lei de nº. 286/2014, que visa acrescentar à Lei de Benefícios Previdenciários – Lei 8.213/91, um artigo para assegurar o auxílio-doença parental – concessão de licença remunerada para acompanhar pessoa enferma da família – ao segurado do Regime Geral a Previdência Social.

Conteúdo original por Marcella Santana Especialista em Direito Previdenciário

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More