Negócios

Cuidados no retorno ao trabalho pós-pandemia

Após a estipulação do isolamento social como forma de prevenção contra a pandemia da covid-19, algumas cidades e estados do Brasil já sinalizam para uma flexibilização e retomada gradual das atividades econômicas.

No entanto, para a professora de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, para que o retorno ao trabalho seja realizado de maneira eficaz e segura, as empresas e profissionais precisarão redobrar cuidados, cumprindo regras e orientações rígidas de autoridades sanitárias e criando novos hábitos para lidar com o chamado “novo normal”.

Confira, a seguir, as dicas da professora para retomada ao trabalho neste cenário de pandemia:

  • Rever os processos de trabalho, ou seja, o alinhamento dos fluxos para que fiquem mais inteligentes e adequados ao ‘novo normal’. Realização de treinamento, capacitação e conscientização. Estamos falando de mudança de comportamento e segurança para a saúde de todos.
  • Criar uma campanha ou jornada de comunicação, com maior uso da comunicação interna virtual, via e-mail, mensagens e redes internas para orientar funcionários sobre ações de prevenção contra a doença.
  • Fornecer equipamentos de proteção aos funcionários, como máscaras, por exemplo.
  • Fornecer orientações sobre cuidados no uso de ambientes compartilhados e coletivos na empresa, como copas, banheiros, salas de reuniões, etc.
  • Se possível, estipular uma flexibilização do regime presencial, intercalando com dias de trabalho em home-office e revezamento entre funcionários no primeiro momento de retorno às atividades.
  • Reorganização das estações de trabalho, mudança de layout em toda a empresa para uso dos colaboradores e clientes, aderindo à distância de segurança necessária para prevenção contra a Covid-19. Gestão eficiente do espaço físico e do fluxo de pessoas.
  • Disponibilização de recipientes com álcool em gel 70%, distribuídos em partes diversas do local de trabalho
  • Higienização regular do espaço de trabalho e, sobretudo, de itens pessoais como telefones, computadores, etc.
  • Garantir que os itens de limpeza e higiene estejam facilmente acessíveis a todos.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

27 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

2 horas ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

2 horas ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago