Empresas do grupo:

Início » Cuidados para tomar ao fazer doações online

Cuidados para tomar ao fazer doações online

por Wesley Carrijo
3 minutos ler
Designed by @tirachardz / freepik

As doações online cresceram de forma exponencial com a pandemia e tem sido essencial para muitos projetos.

Porém, como toda oportunidade, com essa não é diferente, as fraudes acabam vindo junto.

Veja abaixo algumas dicas e cuidados indicadas para evitar possíveis fraudes e ter certeza de que seu dinheiro está indo para o destino correto, indicadas por Cássio Rosas, Head de Marketing da Wiboo, plataforma de engajamento online com base em moeda digital (utility token).

  • Verifique a entidade, projeto ou ONG. Quanto tempo existe? É idônea? Confiável? Lembre-se, a internet e o Google são excelentes aliados pra isso.
  • Entenda os valores e o processo de doação.
  • Verifique os links para doação. São seguros? (tem o bom e velho “cadeado” de site seguro?)
  • Se for QR Code, verifique para onde (qual página) o código está direcionando.
  • Caso seja através do novíssimo PIX, preste atenção nos dados antes de confirmar o envio. Pesquise sobre os mesmos.
  • Se for o um site onde peça seu cartão de crédito, verifique o site, se está com o domínio correto, se é seguro, se armazena ou não seus dados e os dados do seu cartão (prefira os que não armazenam).
  • Pesquise muito sobre tudo. A pessoa, a empresa, a ONG, a causa, os valores, etc.
  • Fique atento a prestação de contas do projeto. Cobre transparência!
  • Verifique no Reclame aqui se tem notícias e/ou denúncias sobre aquele projeto. Se tiver, veja as mensagens pra ver se trata de fraude.

Se possível, veja com pessoas próximas a vocês se já conhecem o projeto, se já doaram e se tudo correu bem.

Referências e recomendações aqui, podem ajudar muito no processo antifraude.

Sobre a Wiboo Company

Criada inicialmente como um social commerce focado em programas de fidelidade, a startup Wiboo é uma plataforma de engajamento online que usa como base uma moeda digital (utility token) para divulgação de campanhas das empresas – anunciantes.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More