Chamadas

Cuidados que você deve ter antes de requerer sua aposentadoria

Cuidados a gente sempre deve ter em tudo na vida, principalmente na hora em que vamos solicitar a nossa aposentadoria.

Ao requerer a aposentadoria programada por Tempo de Contribuição (que deixou de existir com a Reforma da Previdência) ou por idade, ou também pelas regras de transição da reforma, as informações precisam estar corretas, para que não aconteça do sistema do INSS indeferir o seu pedido, mesmo você tendo direito. Ou quando acontece a redução do salário de benefício.

Veja os motivos que podem prejudicar seu Direito à Aposentadoria:

O INSS deixou de considerar algum vínculo de emprego/trabalho que consta em sua CTPS (Carteira de Trabalho).

É um dos motivos o INSS indeferir seu pedido de aposentadoria ou calcular sua Renda Mensal Inicial da aposentadoria em valor menor do que você realmente tem Direito.
Neste caso, basta ir a uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou no site Meu INSS. Apresentando através da Carteira de Trabalho sem rasuras e em bom estado de conservação, Holerites, extrato do FGTS emitido pela Caixa Econômica Federal, etc.

O INSS verificará a documentação, estando tudo comprovado, o Instituto fará as correções o que pode impactar diretamente na sua aposentadoria.

Os salários de contribuição lançados no CNIS estão incorretos

Também existe outro motivo que pode prejudicar você na hora de requerer seu direito à aposentadoria, quando os seus salários de contribuição foram lançados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) pelo INSS de forma incorreta, lançado um valor inferior o que vai refletir no cálculo do benefício previdenciário.

Isto acontece porque o INSS pagará seu benefício de aposentadoria considerando a média aritmética simples de 100% dos seus salários de contribuição vertidos ao INSS desde julho/1994.

O empregador não lançou a baixa da sua CTPS no INSS

O que atrapalha muito e impede uma pessoa de se aposentar, é quando o empregador não lança no CNIS a data do término do vínculo empregatício ou de trabalho. Isso significa que o Instituto pode não considerar esse tempo de contribuição por falta de informações.

Precisará então, que você comprove o recolhimento da contribuição previdenciária de período mencionado.

O empregado/trabalhador possui mais de um número NIT (Número de Registro do Trabalhador).

Quando você contribui ao INSS como segurado facultativo ou contribuinte individual (Profissional autônomo), e mais tarde você é contrato como empregado, vai existir dois números de NIT, levando você a ter dois extratos previdenciários.

Para você não ser prejudicado na hora da contagem do Tempo de Serviço e Salário de Contribuição, peça ao INSS para unificar o NIT.

No entanto, para você ter uma boa aposentadoria, evitando situações que podem interferir no seu Direito Previdenciário, ou já esteja recebendo aposentaria, busque auxílio de um advogado.

Ele irá analisar seus documentos e as informações do INSS e poderá requerer as correções necessárias para lhe assegurar um benefício previdenciário melhor.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha — jornalista do Jornal Contábil

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

52 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago