A área de recursos humanos das empresas vem passando por mudanças e os candidatos às vagas de emprego também precisam se adaptar ao “novo normal”.
O currículo é o primeiro passo, deve ser atrativo, atual e conter qualificações que ganharam maior relevância nos dias de hoje.
O economista especialista em capital humano e empregabilidade, Rogerio Bragherolli, aponta características cruciais para a elaboração de um currículo que se encaixe no “novo momento”, além das características básicas de um currículo convencional, como educação, experiência profissional, realizações, faz-se necessário adicionar o seguinte:
Bragherolli alerta, ainda, para os candidatos terem cuidado com o que falam nas mídias sociais. Independentemente de sinalizarem no currículo, o recrutador certamente irá recorrer à internet para obter mais informações, principalmente sobre comportamento. Atualmente, as redes sociais são filtros importantes.
“Então, evite comentários religiosos, políticos, assuntos polêmicos que possam desviar a atenção da empresa interessada em você e levar ao questionamento de postura. Um comentário despretensioso pode se tornar agressivo ou não agradar justamente o profissional que está te avaliando”, complementa o especialista em empregabilidade.
Por Rogerio Bragherolli
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…