O dono de uma empresa tem diversas preocupações e atribuições. Todos sonham em lucrar o máximo possível, mas para chegar lá é necessário conhecer o próprio nicho de atuação. Despesas e custos são dois termos que podem confundir. É fundamental saber a diferença entre eles, para aumentar a lucratividade e a segurança econômica.
Os custos são os valores gastos com bens e serviços para que novos bens e serviços possam ser gerados. A matéria-prima utilizada na fabricação de um novo produto e a energia utilizada neste procedimento são dois bons exemplos de custos. O salário pago para os funcionários envolvidos na produção é outro fator que deve ser considerado parte dos custos.
As despesas são todos os gastos com bens e serviços ligados a manter as atividades em funcionamento numa empresa. Essa categoria abrange ainda todas as iniciativas e atividades que servem para atrair lucro, como salários dos funcionários, a compra dos materiais e divulgação da marca.
A principal diferença entre eles é que os custos estão relacionados com o produto final de uma determinada empresa. Um bom modo para identificar o que é custo e o que é despesa é pensar sobre o gasto, a empresa seria afetada com o corte de um determinado serviço? Se a resposta for negativa, será uma despesa e se for positiva, então é custo.
Saber a diferença entre custos e despesas permitirá que o gestor de uma empresa conheça bem as finanças. Dessa forma é possível calcular a margem de contribuição, definir o valor para a venda de tal produto e conferir as despesas na produção. As despesas são voltadas para áreas do negócio, enquanto os custos são os valores gastos para a produção.
Existem as despesas fixas e as despesas variáveis. A primeira delas inclui, por exemplo, o aluguel e o salários dos funcionários. Já as variáveis seguem a produção mensal, o pagamento de comissão para os vendedores, a conta de energia elétrica e a aquisição de matéria-prima, que pode não ser sempre a mesma.
Quem sabe o que é custo e o que é despesa consegue estabelecer um preço justo para os produtos. Dessa forma não irá lucrar menos do que é o recomendado e não cobrará mais do que a média. O negócio sai ganhando com o conhecimento do gestor.
Agora que você já entendeu o que são custos e o que são despesas, é importante frisar que os lucros da empresa dependem ainda do regime de tributação e da forma como isto é feito. A Consulesp é uma empresa séria, que atua em diversos segmentos empresariais e tributários. Solicite um orçamento agora mesmo e ajude o seu negócio a crescer.
Fonte: Consulesp Contabilidade
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…