Imagem Por fizkes / elements envato / editado por Jornal Contábil
O Microempreendedor Individual (MEI) deve apresentar anualmente a DASN-SIMEI, para prestar as suas informações para o governo e provar que continua preenchendo os requisitos para ser MEI.
A Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) é uma das obrigações do Microempreendedor Individual, essa é uma declaração obrigatória para o MEI. Esse ano a maneira como essa declaração será feita tem uma novidade.
Com a atualização do aplicativo “MEI” agora a DASN-SIMEI poderá ser elaborada pelo próprio aplicativo, trazendo mais facilidade para o Microempreendedor Individual.
Acompanhe este artigo até o fim e entenda melhor essa novidade!
É por meio da DASN-SIMEI que a Receita Federal pode verificar a regularidade do seu MEI, através desta declaração a Receita terá acesso às informações sobre o faturamento do seu empreendimento e informações sobre contratação de um funcionário (se você fizer).
O Governo também utiliza os dados desta declaração anual para atualização de informações sobre a abertura de empresas e para se informar sobre o empreendedorismo no Brasil.
Se o MEI não apresentar a DASN-SIMEI ele poderá ser punido com pagamento de multas, além de arriscar perder benefícios, principalmente Previdenciários.
Então, essa declaração deve ser apresentada anualmente sem falta, para evitar prejuízos.
O aplicativo do MEI pode auxiliar o Microempreendedor Individual a realizar diversos serviços, a finalidade desse App é ajudar o Microempreendedor Individual a cumprir as suas obrigações.
O aplicativo “MEI” está disponível nas lojas de aplicativo para celulares com sistema operacional Android ou IOS, ou seja, está presente na Google Play e na App Store.
Alguns dos serviços disponíveis no aplicativo são os seguintes:
Além desses, esse app também tem outras funcionalidades, e com a recente atualização agora MEI poderá transmitir a sua declaração anual pelo aplicativo, gerando mais facilidade para o empreendedor.
A DASN-SIMEI trouxe uma novidade esse ano, com a recente atualização do aplicativo do MEI, a declaração anual do MEI poderá ser enviada pelo próprio App.
A versão 3.3 do aplicativo do MEI trouxe uma novidade importante, agora os MEIs poderão preencher, transmitir e gerar o recibo da DASN-SIMEI, tudo isso pelo aplicativo.
Além dessas novidades, a atualização do aplicativo também trouxe o “Perguntas e respostas” do MEI, para orientar o Microempreendedor Individual e tirar as suas principais dúvidas com mais agilidade.
Sem dúvidas essa nova atualização facilitará a vida de milhões de empreendedores, trazendo orientação e mais simplicidade no cumprimento das obrigações.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para
gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar
legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento
da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$
300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que
está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode
aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa
rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um
curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e
nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…