Chamadas

Datas de saque emergencial do FGTS 2021 já estão disponíveis?

O saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) permitiu que os trabalhadores em 2020 pudessem resgatar até um salário mínimo das contas do fundo. A única exigência para realização do saque era ter saldo em conta, logo, a medida possibilitou o saque para 60 milhões de trabalhadores, injetando R$ 37 bilhões a economia no ano passado.

A medida também é esperada pelos trabalhadores esse ano e também havia sido divulgada por membros do governo no início do ano, no entanto, de lá para cá pouca informação sobre o saque emergencial veio a ser divulgada.

Saque emergencial do FGTS para 2021

O saque emergencial do FGTS é esperado pelos trabalhadores desde o início do ano pois o próprio Governo Federal vinha discutindo a possibilidade de liberação da medida para 2021.

Na época em questão, membros do governo que ajudaram na estruturação e elaboração do FGTS Emergencial declararam que o cenário dos primeiros dias de 2021 seriam fundamentais para que o governo pudesse viabilizar a nova liberação de saques para este ano.

Além disso, no início do ano, antes do governo liberar o auxílio emergencial, o governo vinha sofrendo forte pressão para que fossem liberados novas medidas de contenção frente a pandemia, o que facilitaria a liberação do saque emergencial.

Contudo, com o passar do tempo e posicionamento do governo, diversas outras medidas vieram a ser liberadas, como o próprio auxílio emergencial, BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), antecipação do 13º salário do INSS, dentre outros programas, que acabaram tirando o foco do governo para liberação do saque emergencial do FGTS.

Além disso, um dos pontos que preocupam o governo frente a uma nova liberação de saques diz respeito ao comprometimento da sustentabilidade do fundo. Pois, conforme expresso na legislação, o governo pode utilizar o saldo do fundo para custear obras em diversos setores, como habitação, saneamento, dentre outras.

Logo trazer uma nova liberação de saques poderia comprometer “vida” do Fundo de Garantia aos trabalhadores e ao governo. Diante desse cenário, a medida tão esperada pelos trabalhadores pode acabar sendo engavetada caso o governo não adote a medida para os próximos meses.

Lembre-se que apesar de baixa probabilidade de liberação, onde o recomendado é que o trabalhador não conte com a possibilidade de saque, a medida também não foi totalmente descartada, pois, não houve declarações engavetando a medida, restando apenas aguardar as próximas movimentações do governo.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

47 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago