Designed by @pressfoto / freepik
A Declaração de Débitos, Créditos e Tributos Federais (DCTF) é uma das obrigações das empresas brasileiras e, por isso, faz parte do calendário da Receita Federal.
Ela deve ser apresentada pelo estabelecimento matriz, até o 15º dia útil do 2º mês subsequente ao de ocorrência dos fatos geradores.
Mesmo sendo uma obrigação conhecida pelos contribuintes, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sua obrigatoriedade, por isso, reunimos neste artigo quem está dispensado de enviar a DCTF em 2021.
Se você quer saber se está neste grupo, continue conosco e tire suas dúvidas!
Através desta declaração, as empresas informam à Receita Federal todos os dados relacionados ao recolhimento de tributos e contribuições. Dentre eles estão:
Assim, a Receita Federal faz a verificação do lançamento do crédito tributário e como o contribuinte quitou os valores – se foi feito o parcelamento, compensação ou a suspensão.
A apresentação da DCTF deve ser feita pelas pessoas jurídicas em geral, inclusive as equiparadas, as imunes e as isentas.
No entanto, existe um grupo de pessoas que não precisam entregar as informações da DCTF, segundo a Instrução Normativa nº. 2005.
Neste documento está relacionada a dispensa das seguintes pessoas:
Vale ressaltar que a dispensa da obrigação que mencionamos acima não se refere às microempresas ou empresas de pequeno porte enquadradas no Simples Nacional, que estão sujeitas ao pagamento da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), enquanto não obrigadas à entrega da DCTFWeb.
Além daquelas que foram excluídas do regime. Neste caso, a empresa está obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos desde o início das atividades.
Isso vale para os casos em que forem ultrapassados no ano-calendário de início de atividade, mais de 20% o limite de receita bruta proporcional ao número de meses de funcionamento nesse ano-calendário, ou ainda a partir do mês de ocorrência do evento excludente, na constatação das situações previstas na Lei Complementar nº 123, de 2006.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…