O eSocial ainda está sendo implantado nas pessoas jurídicas e órgãos do governo. Por essa razão, ainda há módulos que estão gerando bastante dúvidas em relação ao funcionamento. Um deles é a DCTFWeb, que será obrigatório em breve e ainda passa por mudanças.
Entretanto, é fundamental que o gestor saiba o que significa DCTFWeb, como ela é gerado, quais são suas regras, seu cronograma de aplicação e, principalmente, o que a Instrução Normativa (IN) n.º 1.787 dispõe sobre o assunto.
Neste artigo, trazemos as informações listadas. Após a sua leitura, você estará apto a se manter regular e realizar as declarações sem se preocupar com futuros problemas. Confira!
A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web (DCTFWeb) é uma obrigação acessória (que não é o pagamento do tributo, mas envio de guias e declarações) relacionada ao recolhimento de contribuições e impostos administrados pela Receita Federal do Brasil (RFB). São eles:
Na DCTFWeb é são apurados os encargos que deverão ser pagos, parcelados e se há compensação ou suspensão. Anteriormente, o ato era feito de forma offline, ou seja, por materiais físicos como o papel, impressões etc.
O novo documento substitui a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) e seu formato se tornou Web para facilitar todo o processo, tornando-o mais prático e otimizado.
Outro detalhe importante consiste no fato de que, mesmo que as empresas sejam imunes e isentas do pagamento, devem entregar o DCTFWeb relacionando o tributo e seus fatos geradores.
A Guia da Previdência Social (GPS) também é algo que vai ser substituído pela DCTFWeb, haverá uma emissão eletrônica do DARF com códigos de barras em sua substituição. Excepcionalmente, a GPS ainda será utilizada para o recolhimento de contribuições decorrentes de reclamações trabalhistas.
A norma que traz a obrigatoriedade da DCTFWeb, como também detalha suas regras, é a Instrução Normativa (IN) n.º 1.787, publicada pela Receita Federal do Brasil (RFB) em 08 de fevereiro de 2018.
Essa instrução aponta as pessoas obrigadas a transmitir o documento, as que são dispensadas, prazos para sua emissão, como deve ser feita, prazos para envio, penalidades por deixar de fazê-lo, como ratificá-lo e outras informações relevantes.
A DCTFWeb deve ser gerada mediante a utilização do programa Gerador da Declaração (PGD) e enviada via internet com a utilização do programa Receitanet.
O contribuinte deverá encerrar o eSocial e/ou a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). Será gerada automaticamente a DCTFWeb, que ficará disponível no Centro Virtual de Atendimento da Secretaria da Receita Federal do Brasil (e-CAC).
Os prazos legais para a apresentação da DCTFWeb são diferentes conforme a constância do recolhimento:
Se a data não cair em dia útil, o prazo será antecipado para o útil anterior. Todo o processo deve ser feito com certificado digital, emitido por entidade credenciada pela ICP-Brasil, exceto para Microempreendedores Individuais (MEI)e empresas enquadradas no Simples Nacional (ME e EPP).
Se você deseja treinar e adquirir experiência prática em relação ao envio, a RFB criou um ambiente exclusivo para testes que ficará disponível até dezembro de 2018.
A utilização da DCTFWeb já é obrigatória para certas pessoas jurídicas há alguns anos, entretanto, há outras que aplicabilidade se inicia em 2019. O cronograma pode ser encontrado no artigo 13º da IN n.º° 1.787 e pode ser resumido nas seguintes datas:
A Receita realiza a implantação de forma gradual para que seja possível monitorar a evolução de cada fase, isso permite que ela faça ajustes necessários com o tempo para minimizar o impacto para os contribuintes.
Como a Guia de Recolhimento de valores previdenciários somente será emitida a partir do DCTFWeb, é preciso saber que, a partir de agosto de 2018, as empresas do 1° grupo não deverão mais recolher em guia GPS os seguintes valores:
Diferentemente do que muitos administradores pensam, a DCTFWeb não deve ser vista como mais uma burocracia que atrapalhará o fluxo de trabalho da empresa. Essa tecnologia surgiu com a finalidade de facilitar a rotina contábil e fiscal dos contribuintes.
A DCTFWeb se integra ao eSocial e à EFD-Reinf e, por essa razão, poderá ser trabalhada por módulos de sistemas de gestão que automatizarão diversas operações que antes eram feitas manualmente pelos gestores e seus colaboradores. Entre os benefícios garantidos ao adquirir soluções de gestão são:
É fundamental que todas as empresas se adaptem ao eSocial e saibam como emitir o DCTFWeb. Além de evitar o pagamento de multas perante o Fisco, também trará diversas vantagens à empresa.
Dica rápida: Evite dores de cabeça com a DCTFWeb. Conheça as penalidades, a obrigatoriedade, quem está dispensado, e como gerar a nova guia de recolhimento de valores previdenciários para o INSS. Conheça o Curso DCTFWeb. O Curso de DCTF WEB possui uma abordagem simples e direta, objetivando um aprendizado rápido sobre um dos temas mais importantes do momento. Você poderá assistir onde quiser e quantas vezes desejar. Ao final do treinamento você poderá testar seus conhecimentos e gerar um certificado de conclusão do curso. Tudo isso por apenas R$ 47,00 ou seu dinheiro de volta! Clique aqui e acesse agora!
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…
Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…