Na quarta parte da nossa série “De desempregado a microempresário”, vamos falar sobre um tema que ainda gera confusão entre muitas pessoas: a diferença entre razão social, nome fantasia e marca. Nos artigos anteriores, explicamos como um freelancer pode se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) e depois como Microempresa (ME).
Se você ainda não leu, acesse:
Se você, assim como o nosso personagem Mariano (lembra dele?), ficou procurando emprego durante um bom tempo, sem sucesso, mas conseguiu superar essa fase e decidiu abrir o seu próprio negócio, imagine a felicidade na hora de se registrar como Microempresa!
Mas, além da alegria, outros sentimentos naturalmente podem aparecer, como insegurança e medo de não dar conta dessa grande responsabilidade, além de várias dúvidas diante das questões burocráticas. E uma delas pode ser justamente: “que nome devo escolher para a minha empresa?”
Quando você é MEI, o nome da empresa é o seu próprio nome, seguido do CPF. Mas ao se tornar ME, a escolha é diferente. Vamos te explicar melhor!
Está gostando? Então continue lendo esse artigo, para você aprender mais sobre:
É muito comum as pessoas confundirem a Razão Social com o Nome Fantasia, principalmente o empreendedor de primeira viagem. Afinal, o mundo dos negócios pode parecer um pouco confuso e complicado quando você está abrindo a sua primeira empresa.
O Nome Fantasia seria o apelido da empresa, como ela realmente vai ser conhecida. É o nome que será utilizado para divulgação nas redes sociais, em materiais gráficos, no site institucional, na fachada do seu estabelecimento e em demais canais que queira utilizar para divulgar o seu negócio. Pode ser igual à Razão Social ou completamente diferente.
Até mesmo o MEI pode, a qualquer momento, ter Nome Fantasia. Basta atualizar os dados cadastrais no Portal do Empreendedor.
Apesar do Nome Fantasia poder ser igual à Razão Social, o ideal é escolher um nome diferente, criativo, que chame a atenção e inspire a curiosidade das pessoas.
Por isso, vale a pena pedir ajuda da família e amigos e escrever vários nomes no papel até achar o que lhe pareça perfeito. Mas saiba que em um processo criativo, normalmente, as primeiras ideias que surgem são ruins e clichês!
Se depois de pensar e pensar, não surgir nenhum nome interessante, saiba que há empresas que trabalham com criação de nomes e marcas. Dê uma pesquisada na internet ?
É um símbolo, a identidade visual de uma empresa e o que fará ela ser lembrada por todos.Tanto a Razão Social, como o Nome Fantasia ou qualquer outro nome ou símbolo que queira criar, podem ser registrados como marca. Desse modo, ela pode ser formada por:
A marca da Agilize, por exemplo, é formada por palavra e imagem
“Pode haver duas empresas com marcas iguais?”
Pode, se nenhuma das marcas for registrada. Você não é obrigado a registrar a sua marca, mas se não o fizer, também não terá exclusividade sobre ela, havendo o risco do concorrente imitar ou reproduzir a sua marca e até mesmo registrá-la antes de você, te obrigando a ter que inventar outra marca. Já imaginou a dor de cabeça e frustração?
Por isso, é muito importante registrá-la, pois, além de garantir que a identidade visual do seu negócio seja única, há muitas outras vantagens, como:
Se você ainda não se convenceu da importância da criação e registro de uma marca, saiba que existem empresas que trabalham exclusivamente com criação e gestão de marcas de outras empresas. Esse serviço se chama branding e tem como finalidade tornar a marca mais conhecida, positiva, desejada e até mesmo defendida pelos consumidores.
É fácil perceber quando isso acontece. Basta lembrarmos das vezes que, no nosso dia a dia,trocamos o nome do produto pela marca. Quando precisamos limpar uma panela, procuramos por esponja de aço ou Bombril? Quando vamos limpar o ouvido, buscamos por uma haste pequena em volta de algodão ou pelo Cotonete (nome de um dos produtos da Johnson & Johnson)? Quando precisamos colocar as contas da empresa em dia, procuramos por um serviço de contabilidade qualquer ou buscamos diretamente a Agilize? ?
O registro é realizado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão do governo ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Somente o proprietário da empresa ou um advogado nomeado para isso pode registrar a marca, e o processo é feito em quatro etapas:
Esse processo é longo e o seu pedido pode demorar até cinco anos para ser aprovado, por isso é importante ter o auxílio de um advogado ou agente de propriedade industrial. Quando finalmente a aprovação sair, vai ser publicada na Revista da Propriedade Intelectual, da INPI, e a sua marca ganha o direito de carregar o símbolo ®. Nenhum outro estabelecimento comercial poderá usá-la sem a sua autorização. O registro é válido por dez anos, inicialmente, e prorrogável a cada dez anos.
Uma empresa pode ter várias marcas e, para cada uma, é necessário um registro.
Esse processo é longo e o seu pedido pode demorar até cinco anos para ser aprovado, por isso é importante ter o auxílio de um advogado ou agente de propriedade industrial. Quando finalmente a aprovação sair, vai ser publicada na Revista da Propriedade Intelectual, da INPI, e a sua marca ganha o direito de carregar o símbolo ®. Nenhum outro estabelecimento comercial poderá usá-las em a sua autorização.O registro é válido por dez anos inicialmente e prorrogável a cada dez anos.
A empresa pode ter várias marcas e, para cada uma, é necessário um registro.
Deixamos um alerta super importante para você, empreendedor: de nada vale ter um nome fantasia criativo, uma marca bonita e desejável, pagar para registrá-la, gastar uma grana com branding se, no final das contas, você oferecer um serviço ou produto ruim. Não há reputação que se sustente.
Por isso, tenha sempre em mente que a qualidade do seu negócio deve estar presente desde o seu surgimento. Afinal, todo negócio deve ter como foco a satisfação do cliente.
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