Empresas do grupo:

Início » De olho nas eleições, Bolsonaro deve se filiar ao PL

De olho nas eleições, Bolsonaro deve se filiar ao PL

por David Teles
1 minutos ler

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O presidente Jair Bolsonaro deve confirmar, ainda esta semana, se irá mesmo para o PL (Partido Liberal). A legenda faz parte do chamado “Centrão”, grupo político de apoio ao atual Governo.

A expectativa dos parlamentares era de que as articulações políticas levassem o atual Presidente ao PP (Progressistas), mas sua filiação não foi bem recebida pelos diretórios estaduais da sigla. Vale lembrar que o PP é o partido do atual líder da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que é da base governista, e deve negociar um nome para a vice-presidência.

O Presidente chegou a conversar com outros partidos, mas deve, mesmo, anunciar nesta quarta-feira (10) sua filiação ao PL. Tudo depende, agora, dos últimos alinhamentos sobre a pauta política para o ano que vem, principalmente em âmbito regional, mas a ida do Presidente é dada como certa em Brasília. A solenidade de filiação do Presidente deve acontecer no próximo dia 22.

Aliança pelo Brasil

Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, após divergências no PSL (Partido Social Liberal), pelo qual se candidatou em 2018. Apoiadores, e o próprio Presidente, tentaram fundar um novo partido, o Aliança pelo Brasil, mas não conseguiram as assinaturas necessárias para formalizar a sigla no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A filiação do Presidente ao PL deve garantir a ida de outros 20 deputados ao Liberal, aumentando a base da bancada no Congresso. Em 2018, por conta do apoio do atual Presidente, outros 52 deputados foram eleitos. O partido já anunciou que a prioridade será trabalhar para a eleição de senadores.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More