Chamadas

Débitos Tributários: Entenda a responsabilidade dos sócios

Você sabia que o fato de uma empresa ter débitos tributários não significa que os sócios respondem automaticamente por esses débitos?

Para que se tenha a responsabilização dos sócios e gerentes pelos débitos tributários contraídos pela pessoa jurídica da qual façam parte do quadro societário, deve ser provada a realização de determinados atos dispostos na lei.

Estes requisitos estão previstos no artigo 135, inciso III, do Código Tributário Nacional, sendo eles: praticar atos com excesso de poderes ou infração de lei, contrato social ou estatutos.

Além do mais, o entendimento de que o mero inadimplemento da obrigação tributária não é suficiente para ensejar a responsabilidade do administrador, foi consolidado através da Súmula 430 do Superior Tribunal de Justiça, que dispõe:

“O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade não gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente”

A exceção à essa regra, acontece quando os sócios tentam ocultar a própria obrigação tributária, com a falta de escrituração regular ou dificultar a cobrança dos créditos tributários, encerrando as atividades da empresa de forma irregular.

Esta última hipótese, inclusive, está prevista na súmula 435 do Superior Tribunal de Justiça, que dispõe:

“Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domicílio fiscal, sem comunicação aos órgãos competentes, legitimando o redirecionamento da execução fiscal para o sócio-gerente”.

Desta forma, ainda que o Fisco tente se valer de manobras como, incluir os sócios na Certidão de Dívida Ativa no ato da inscrição do débito, a responsabilidade pelo pagamento só recairá de fato sobre estes, quando comprovada a prática dos atos elencados acima.

Ademais, ainda que se tenha provas de que os sócios praticaram esses determinados atos, o Fisco detém o prazo de 5 (cinco) anos para redirecionar a cobrança, a contar da data em que teve o conhecimento da prática.

Fonte: Nieto e Oliveira

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago