Certamente todo empreendedor sonha em aumentar o número de vendas para prosperar, não é? Para isso, é importante saber o que influencia na decisão de cada consumidor.
Para elaborar estratégias para o seu negócio, entender melhor o grupo de pessoas que consomem os seus produtos é fundamental.
Não pense que estratégias superficiais vão te ajudar a entender seus clientes. Para isso, é necessário alguns diferenciais para compreender os desejos e necessidades de cada um. Dessa forma, você surpreende os consumidores e se destaca no mercado.
Porém, antes de qualquer coisa, é preciso entender como os consumidores se comportam para que assim, você defina seu público-alvo e trace as melhores estratégias para o seu negócio. Acompanhe!
Atualmente, a decisão de compra se tornou muito mais complexa do que era anos atrás. Hoje, o consumidor se depara com inúmeras propagandas, avaliações e um mar de informações a respeito da empresa, do produto e serviço.
Você já parou para pensar nas marcas que tem contato todos os dias, mesmo involuntariamente? É propaganda na TV e na Internet, no outdoor, no ônibus, shopping. É uma infinidade de possibilidades.
O que leva o consumidor a comprar uma caixa de resina epóxi? Será que não são as estratégias dessa marca?
Por isso, entender o pensamento do grupo que futuramente consumirá o seu produto ou serviço, é uma das estratégias mais fundamentais do marketing.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as propagandas não surtem efeito como antigamente. Por isso, é importante que a organização se reinvente diariamente para atrair cada vez mais clientes.
Dessa forma, entender qual o processo de compra e quais fatores podem influenciar durante essa etapa, deixou de ser uma opção e virou uma necessidade. E aí? Que tal sabermos um pouco mais sobre isso?
A primeira etapa no processo de compra é ainda na cabeça do consumidor, quando ele reconhece uma determinada necessidade ou desejo que precisa ser atendido.
Resumidamente, é o momento que o seu potencial cliente percebe que há uma necessidade e que ela precisa ser suprida, por isso, é importante que sua marca esteja preparada e disponível para esse momento.
Após reconhecer a necessidade, o cliente vai em busca de informações sobre a marca, o produto e o serviço. Neste instante, além das pesquisas na web, o cliente pode ser influenciado pela família, amigos, propagandas e vendedores.
Nesse momento, o consumidor processa as informações que recebeu e faz uma avaliação das melhores alternativas. Por exemplo, ele classifica as melhores marcas de tubo galvanizado e qual delas realmente pode satisfazê-lo.
Para se destacar em meio a tantas marcas, seus produtos e serviços precisam ter valor agregado para satisfazer as necessidades do seu potencial consumidor.
É nessa fase que o consumidor vai concretizar a compra. Embora tenha passado por outras etapas que influenciam a sua decisão, existem inúmeras coisas que podem alterar a sua escolha e mudar o seu relacionamento com a marca.
Percebeu que conhecer esse processo é fundamental? Um estudo mais aprofundado facilita na compreensão dos fatores de decisão de compra. Além disso, busque a confiança do público, vise um relacionamento sólido e eficaz para a fidelização.
Para facilitar a sua pesquisa, vamos falar um pouquinho sobre os fatores que devem ser analisados na sua estratégia. Vamos lá?!
De acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, 82% dos brasileiros consideram o preço o elemento crucial para a decisão de compra, ou seja, não precisamos falar que esse é fator primordial para o consumidor, não é?
Além disso, o custo para aquisição desse produto também pesa para o cliente. Imagine que para adquirir um equipamento de proteção individual o consumidor tenha que se deslocar. Ele provavelmente vai pensar na condução e o tempo que vai perder para retirar a mercadoria.
Porém, não é só o custo-benefício que deixa o consumidor intrigado. A qualidade do produto interfere 77% na decisão de compra dos brasileiros, segundo pesquisa da Fecomércio.
Na maioria das vezes, as pessoas associam preço a qualidade. Não adianta oferecer um ótimo preço se a qualidade for ruim, não é?
Agora você tem um bom custo-benefício, uma boa qualidade e o atendimento? Pois bem, não é novidade que ele é essencial para o negócio. É importante oferecer esse serviço por canais de comunicação: telefone, e-mail, redes sociais e dentro do site.
Sendo assim, para fidelizá-lo, o bom atendimento vai desde a apresentação até o pós-venda. Por isso, mantenha a comunicação com o cliente, aceite feedbacks e envie dicas relacionadas a assuntos que o interessam.
Por mais simples que pareçam, essas dicas contribuem – e muito – para o sucesso do seu negócio. E você? O que tem feito para trazer bons resultados para a sua empresa? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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