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Declaração anual do MEI: Saiba tudo sobre esta obrigação

por Matheus Vinicius Ribeiro
4 minutos ler
Imagem Por fizkes / elements envato / editado por Jornal Contábil

Anualmente as empresas e pessoas físicas devem cumprir suas obrigações como o Imposto de Renda, no caso do MEI (Microempreendedor Individual), deve ser apresentada a Declaração Anual do MEI. É preciso conhecer essa obrigação.

O MEI deve obrigatoriamente apresentar a sua declaração anual, o prazo de envio dessa obrigação em 2022 já começou, portanto, é o momento de se organizar para transmitir essa declaração.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba tudo sobre a Declaração anual do MEI em 2022. Se mantenha informado!

Declaração Anual do MEI

A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual), ou simplesmente declaração anual do MEI, já pode ser elaborada pelos empreendedores e ela deve ser entregue no prazo.

Na declaração anual de 2022 devem constar informações básicas de receitas e despesas ocorridas em 2021, ela deve ser transmitida à Receita Federal, o prazo para entrega se iniciou no dia 3 de janeiro e termina no dia 31 de maio de 2022.

O envio desta declaração com atraso gera multas para o Microempreendedor Individual, o valor mínimo da multa é de R$50, podendo aumentar conforme o atraso.

Como enviar esta declaração?

O processo para envio da declaração anual do MEI é bastante simples, porém, é de extrema importância, então não perca o prazo e se organize para realizar a transmissão desta obrigação.

Observe como elaborar esta declaração em 2022:

  • Acesse o Portal do Simples Nacional;
  • Clique em “DASN-SIMEI — Declaração Anual para o MEI”;
  • Informe o seu CNPJ;
  • Em “Tipo de Declaração” clique em “Original” e selecione o ano-base da declaração;
  • Preencha o faturamento de cada atividade, mas se o seu faturamento for de só uma atividade, coloque “0” nos outros;
  • Informe nesta tela se teve empregado em 2021;
  • Após isso, aparecerá um extrato com os acertos realizados ao longo de 2021, confira e clique em “Transmitir”;
  • Por fim, aparecerá uma mensagem confirmando que o envio foi feito, e será gerado o recibo de entrega da DASN-SIMEI.

Quais documentos devem ser utilizados?

Os documentos que devem ser utilizados para elaborar a Declaração Anual do MEI em 2022 são os documentos ligados ao faturamento do empreendimento em 2021.

Os documentos principais para DASN-SIMEI são os seguintes:

  • Notas fiscais emitidas em 2021;
  • Extratos bancários;
  • Dados de vendas feitas por boletos e cartões
  • Informações do funcionário (Se houver).

Basicamente são esses os documentos necessários para elaboração da Declaração anual do MEI, e como citamos, essa é uma obrigação bem simples de se elaborar, mas também muito importante para os Microempreendedores Individuais.

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