Imagem por @Lifestylememory / freepik / editado por Jornal Contábil
O prazo para envio da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI) termina no dia 31 de maio de 2023. Se informe sobre esta obrigação!
O Microempreendedor Individual (MEI) deve transmitir ainda em 2023 a DASN-SIMEI, a declaração cuja finalidade é informar à Receita bruta anual dos empreendedores ao fisco.
A Declaração Anual para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), deve ser transmitida anualmente até o último dia útil do mês de maio, em 2023 o prazo vai até 31/05.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo, se informe sobre a declaração do MEI de 2023 e conheça mais sobre as vantagens deste modelo empresarial.
Se mantenha informado!
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS MEI) deve ser pago mensalmente pelo Microempreendedor Individual, com pagamento deste documento o empreendedor conquista os seguintes direitos:
Esses são alguns dos privilégios que o MEI pode ter direito, para se manter nesta condição é preciso estar regular e cumprir todas as obrigações, como a declaração anual do MEI.
Leia também: Consulta Previdenciária E Planejamento Previdenciário: Entenda A Diferença!
A Declaração anual do MEI é uma das poucas obrigações que o Microempreendedor Individual deve cumprir, ela deve ser enviada anualmente por esses empreendedores.
O objetivo da DASN-SIMEI é declarar a Receita Bruta Anual dos Microempreendedores Individuais, esta obrigação deve ser transmitida pelo site da Receita Federal.
Se atente ao prazo, ela deve ser enviada até 31 de maio.
Ao enviar a declaração do MEI com atraso você fica sujeito ao pagamento de multa, no valor mínimo de R$ 50,00.
A guia para pagar a multa é gerada no momento do envio da declaração e pode ser impressa junto do recibo de entrega da DASN- SIMEI. Caso o pagamento seja feito em até 30 dias, a multa será reduzida em 50%, totalizando R$ 25,00.
Abrir sua própria empresa é algo que pode te ajudar a alavancar a sua carreira, é possível contratar um funcionário, emitir notas fiscais e conseguir diversos tipos diferentes de linhas de crédito.
Continue aproveitando as vantagens do seu MEI, pague mensalmente o seu DAS, cumpra as obrigações com seu funcionário (se houver) e envie anualmente a sua declaração.
Se atente ao envio da sua declaração do anual do MEI, evite multas e outros problemas para sua empresa, se mantenha regular e continue aproveitando todos os benefícios que o Microempreendedor Individual oferece.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…