Chamadas

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2022 começa nesta terça

A Receita Federal do Brasil (RFB), trouxe uma novidade para a declaração do Imposto de Renda deste ano, sendo ela a declaração pré-preenchida que será ampliada para mais contribuintes, facilitando assim a entrega da obrigação este ano.

Até 2021, somente os contribuintes que tinham certificado digital tinham acesso à declaração pré-preenchida. Já a partir deste ano, o fisco também estará liberando a partir desta terça-feira (15), a declaração pré-preenchida para os cidadãos com contas níveis prata ou ouro no serviço gov.br.

Apesar de a declaração do Imposto de Renda ter começado semana passada (7 de março), a declaração pré-preenchida estará disponível a partir desta terça-feira (15 de março).

O que é a declaração de imposto pré-preenchida

A declaração pré-preenchida traz uma série de vantagens e facilidades no momento de preencher e enviar o formulário. Isso porque a declaração pré-preenchida utiliza os dados que já constam no e-CPF do contribuinte, além de informações relacionadas às declarações de anos anteriores.

Sendo assim, por meio da declaração pré-preenchida o contribuinte economiza tempo e trabalho de quem está obrigado a realizar a declaração.

Quais as vantagens da declaração pré-preenchida?

Como o próprio nome diz, a maior facilidade da declaração pré-preenchida é autoexplicativa, ter todos os dados completados na declaração de forma automática.

Ao realizar a declaração pela opção pré-preenchida, o contribuinte inicia com diversos campos já preenchidos com base nas informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais já recebidas pela Receita Federal por fontes pagadoras, instituições imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.

No entanto, existe um ponto a se considerar. A responsabilidade pelas informações é do contribuinte que preenche o Imposto de Renda.

Sendo assim, independente das informações já preenchidas, o contribuinte deve conferir se os tópicos estão preenchidos corretamente, ou se há algum dado faltando, cabendo ao contribuinte completar.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Etanol: Preços Disparam em Postos de Todo o Brasil

Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…

1 minuto ago

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

13 minutos ago

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

2 horas ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

14 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago