Anualmente, as micro (ME) e pequenas empresas (EPP), que são optantes do regime Simples Nacional, precisam cumprir suas obrigações acessórias, para garantir a regularidade dos empreendimentos.
Dentre essas obrigações está a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), que funciona como uma prestação de contas à Receita Federal sobre os dados econômicos, sociais e fiscais.
Por isso, no documento constam informações sobre a situação da empresa.
São elas:
Algumas informações referentes ao período abrangido pela declaração, devem ser prestados por estabelecimento separadamente, são elas:
Vale ressaltar que, mesmo estando inativa, a empresa deve apresentar essa declaração sob o risco de penalidades.
Em 2020, a entrega da DEFIS foi prorrogada para 30 de junho, conforme Resolução CGSN 153/2020.
A medida foi adotada pela Receita Federal, a fim de minimizar os impactos da pandemia do coronavírus.
No entanto, ainda não há informações oficiais sobre uma nova prorrogação do prazo neste ano.
Desta forma, a entrega deve ser feita até 31 de março, sendo apresentadas todas as informações da empresa relativas ao ano de 2020.
Todo o procedimento da DEFIS é realizado online, para isso, basta acessar o PGDAS que se trata do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
A plataforma pode ser acessada por meio do Portal do Simples Nacional e você precisará do certificado digital, código de acesso ou procuração eletrônica.
No PGDAS, clique em DEFIS e aparecerá algumas opções para dar continuidade da ação de preenchimento da declaração.
Você deverá escolher entre elas, confira:
O procedimento é simples, mas para evitar erros você pode ainda contar com a ajuda de um profissional contábil que possui experiência na elaboração do documento.
Essa obrigação acessória não prevê multa por atraso na entrega, segundo o art. 66, §1º, da Resolução CGSN nº 94, de 2011.
Porém, é importante ressaltar que todas as apurações mensais dos períodos a partir de março de cada ano no sistema PGDAS-D só poderão ser geradas após a entrega da DEFIS referente ao ano anterior.
Além disso, a apuração mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) para que o empreendedor faça o pagamento, somente é liberada quando consta no sistema que foi feita a entrega da DEFIS.
Vale lembrar que deixar de recolher os tributos, traz sérios prejuízos à sua empresa que estará irregular com o Fisco.
Além disso, deixar de pagar o DAS resulta em vários problemas, dentre eles a inscrição em dívida ativa e o cancelamento do seu CNPJ.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…