News Yahoo

Demitido sem justa causa? Você tem direito a multa de 40% do FGTS

Toda pessoa que trabalha com carteira assinada e é demitida sem justa causa tem direito a recebimento de multa de 40% do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Todos os meses a empresa deve descontar 8% do salário do funcionário para depósito no fundo. Aplica-se a multa sob o valor total depositado no fundo durante todo o período do contrato de trabalho.

O FGTS é um dos direitos mais conhecidos dos brasileiros.  Por outro lado, o pagamento da multa de 40% do FGTS é um processo que nem todo trabalhador entende muito bem como funciona. O dinheiro é pago pela empresa como uma forma de indenização pela quebra de contrato sem justa causa.

Contudo, a Reforma Trabalhista trouxe mais uma possibilidade, que é em caso de rescisão por mútuo acordo.Nessa modalidade de rescisão a multa do FGTS é devida pela metade, ou seja, 20%, sendo uma novidade trazida pela Reforma.

Ainda não é muito comum de ser aplicada, todavia é importante saber que existe essa possibilidade. Assim, a multa do FGTS será devida em caso de demissão sem justa causa e em caso de rescisão por mútuo acordo.

Leia também: FGTS: ainda é possível pedir o saque-aniversário?

Como Calcular a multa do FGTS

A multa do FGTS será de 40% sobre o valor referente ao FGTS durante todo o contrato de trabalho. 

Vamos a um exemplo: João recebia 2 mil reais por mês, assim, a empresa precisava depositar em sua conta do FGTS o valor de 160 reais por mês. Ele trabalhou nessa empresa por 12 meses, ou seja, o valor total que havia depositado em sua conta do FGTS é de 1920 reais.

Assim, o valor da multa será de 40% desse valor, 768 reais que a empresa precisará pagar. Nesse caso, o trabalhador terá direito a receber 2688 referente aos depósitos e a multa do FGTS.

É importante explicar que para o cálculo da multa ser ser correto, é preciso que a empresa tenha feito todos os depósitos mês a mês, caso contrário o valor pode ser menor.

Já que não são raros os casos em que a empresa não deposita corretamente o FGTS do trabalhador mês a mês.

Leia também: PIS/PASEP: o que fazer quando você descobre que não está apto para…

Qual o prazo para pagamento da multa do FGTS?

O prazo para pagamento da multa do FGTS é o mesmo que o prazo para pagamento das outras verbas da rescisão: 10 dias corridos. Assim, dentro desses 10 dias a empresa tem a obrigação de fazer o pagamento da rescisão normal e o pagamento da multa do FGTS.

Caso a empresa não realize dentro desses 10 dias, ela sofre uma punição, devendo pagar ao trabalhador uma multa no valor 1 salário dele. Essa multa serve para compensar o trabalhador pelo atraso sofrido e punir a empresa.

Caso o trabalhador ganhe 2 mil reais por mês, e a multa não ocorrer em 10 dias corridos, a empresa precisará pagar a ele mais 2 mil reais pelo atraso.

Ocorre que dificilmente a empresa pagará uma multa por livre espontânea vontade, com a grande maioria das empresas apenas pagando a rescisão atrasada. Nesses casos, o trabalhador pode ingressar com um processo trabalhista para requerer o pagamento da multa pelo atraso.

Se trata de uma ação simples, já que com o extrato do FGTS ficará fácil de comprovar que o valor foi ocorreu em atraso e cobrar na justiça a multa pelo atraso no pagamento.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago