imagem por @chayanuphol / freepik
Atualmente, é crescente o número de pessoas negativadas, com os altos índices de desemprego as contas acabam ficando acumuladas e o atraso pode ocasionar o nome sujo dos cidadãos.
Segundo os dados do Serasa 1,62 milhões de pessoas estão com o nome negativado pela falta de pagamento das dívidas. O nome sujo impede que os cidadãos consigam ter acesso a serviços bancários, o que pode dificultar ainda mais a situação desses indivíduos.
O primeiro passo é saber que o nome só será limpo quando o sujeito efetuar o pagamento da dívida. Contudo, a “limpeza” do nome não acontece imediatamente o que pode acabar frustrando muitas pessoas.
É preciso identificar quais são as pendências que fizeram com que o nome acabasse sendo negativado, após a identificação das dívidas procure formas de renegociar os valores para efetuar o pagamento.
Para consultar as pendências, busque saber como está a situação do seu CPF nas entidades de proteção ao crédito como o Serasa.
A negociação pode ser feita com a empresa onde o débito foi efetuado, através da negociação é possível estabelecer uma quantia que satisfaça às duas partes.
O nome vai parar em uma entidade proteção ao crédito como o SPC e o Serasa como uma maneira de “pressionar” ou “exigir” o pagamento.
O nome vai parar nessas entidades porque as empresas efetuam o cadastro dos devedores. O nome negativado pode impossibilitar as pessoas de conseguir ter crédito em instituições financeiras, impede a liberação de serviços como financiamentos e empréstimos, o aluguel e o financiamento de imóveis também fica impossibilitado.
Isso afeta as finanças de muitas pessoas e pode prejudicar quem precisa recorrer a serviços como esses.
Quem tem o nome negativado acaba carregando o estigma de mau pagador. Por causa disso fica quase impossível conseguir usufruir de outros serviços bancários.
Se livrar desse peso é um desejo de muitos brasileiros, por isso saiba que os órgãos de proteção ao crédito costumam retirar o nome da pessoa que efetuou o pagamento da pendência em até 5 dias úteis.
Nos casos onde o pagamento foi realizado e o tempo estipulado já foi ultrapassado é preciso reunir os documentos que comprovem o saldamento da dívida.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…