Negócios

Quais os desafios do setor de beleza diante da retomada no pós pandemia?

Pandemia. Todo mundo trancado em casa – em tese. Menos circulação nas ruas, mais roupas de ficar em casa e menos vaidade.

É absolutamente desnecessário dizer que esse quadro influiu diretamente em vários ramos de negócios.

No caso dos salões de beleza e das barbearias a influência foi mais do que negativa, mesmo assim é possível tirar lições desse período e fazer observações sobre o setor.  

Segundo Feres Baladi, sócio-fundador da Avec, “um dos maiores desafios para a retomada dos clientes diante do contexto de pandemia é a compra prévia de insumos para realização de alguns tipos de serviços, como os de cabelo.

Por conta da crise, muitos estabelecimentos, principalmente os que não buscaram inovação, tiveram faturamento próximo a zero durante os meses de isolamento”.  

Inovação, aliás, teve que se tornar a palavra-chave para muitas empresas durante esse período.

No caso do setor de estética, proliferaram-se tutorais no YouTube e serviços em domicílio; afinal, são muitos os clientes que não perderam a vaidade, mas acharam melhor seguir à risca os protocolos de segurança.  

Não seria exagero dizer, inclusive, que durante esse período os salões e as barbearias passaram a ser mais valorizados, já que um corte de cabelo ou uma barba bem-feito, ou um serviço de manicure bem executado não são tão simples como podem parecer à primeira vista. E, falando neles, quais são os serviços mais buscados? 

“Os serviços de beleza mais agendados são manicure, corte de cabelo, depilação, estética facial e serviços de finalização (escova, babyliss etc.); mas os que geram maior receita são os cortes de cabelo.

Dentro desse nicho, os que agregam mais valor são, pela ordem: mechas, finalização, corte feminino, luzes e corte masculino”, afirma Baladi, acrescentando ainda que a região Sudeste, especificamente São Paulo, registra o maior número de agendamentos. 

Evidentemente, não podemos desprezar o fato de que a capital é a cidade mais populosa do país e uma das mais populosas do mundo, com mais de 12 milhões de habitantes.  

E assim, equilibrando-se entre desafios e ideias inovadoras, o setor de salões e barbearias vai sobrevivendo à crise, que não apenas tirou a maioria das pessoas das ruas, mas deixou muitas sem dinheiro para cuidar do visual.  

Por AVEC, Líder no mercado de tecnologia para o segmento de beleza e bem-estar, a Avec foi fundada em 2013 com o objetivo de ajudar o empreendedor de beleza em toda a trajetória de seu negócio, oferecendo soluções completas que unem o que existe de mais avançado em tecnologia com o conhecimento do dia a dia de um salão, clínica de estética, barbearia, estúdio de ioga e pilates.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Etanol: Preços Disparam em Postos de Todo o Brasil

Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…

6 minutos ago

Adicional de periculosidade: quem tem direito?

Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…

18 minutos ago

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

2 horas ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

14 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago