INSS

Desconto indevido em benefícios do INSS: Como solucionar esse problema?

A aposentadoria é uma grande meta para boa parte dos trabalhadores brasileiros, que sonham viver a terceira idade com um pouco mais de conforto financeiro. Essa segurança econômica é muito atraente para os bancos e instituições financeiras que realizam empréstimos consignados, pois existe uma certa garantia que o valor emprestado será pago. Uma prática muito comum, porém fraudulenta, acontece quando os aposentados ou pensionistas recebem descontos em seus benefícios por empréstimos consignados sem terem autorizado nada. 

Vamos abordar melhor sobre esse tema no decorrer deste artigo.

Como podemos definir o empréstimo consignado?

O significado de consignado está vinculado à especificidade desse crédito. Ele é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. É um tipo de empréstimo destinado a aposentados, pensionistas, trabalhadores em regime CLT, militares e servidores públicos.

Como funciona o empréstimo consignado?

As parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Isso quer dizer que uma parte da renda fica comprometida, antes de o dinheiro entrar na conta do cliente.

Por esse motivo é muito importante que o cliente reflita antes de contratar um empréstimo consignado, quando essa decisão é tomada por impulso, pode dificultar o planejamento  e aumentar os gastos por causa das taxas de juros. 

O que fazer quando o desconto é fraudulento?

Sabemos que o empréstimo consignado não é um mau negócio, basta refletir sobre os prós e contras; mas ele pode acontecer sem a autorização do titular da conta, o que configura fraude. Nesses casos, o beneficiário pode entrar com uma ação judicial para obter a RESTITUIÇÃO da quantia descontada indevidamente, além de uma indenização por DANOS MORAIS.

A ação pode ser direcionada contra a instituição financeira, ou contra o INSS, que é o responsável por fiscalizar e autorizar os descontos nos benefícios.

Para que os aposentados e pensionistas saibam quando a dedução é indevida, basta entrar na plataforma Meu INSS. Nela o segurado tem acesso a muitos serviços e benefícios oferecidos pelo instituto, podendo consultar o seu histórico de crédito  e acompanhar os detalhes de seu provento.

Através dessa ferramenta o beneficiário pode analisar os motivos que levaram às deduções em cada caso. Somente após essa verificação o aposentado ou pensionista poderá requerer a interrupção dos descontos e o ressarcimento da quantia. 

Ana Flavia Correa

Jornalista há 5 anos, atuou na produção de jornais locais de Minas Gerais, como repórter e editora. Trabalhou na Assessoria de Comunicação de Araguari, como redatora, editora e na realização de eventos públicos da cidade. Atualmente se dedica ao jornalismo digital, integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

24 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

1 hora ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

1 hora ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago