Photo by @lifeforstock / freepik
Já está valendo o desconto para quem economizar luz. Todo consumidor que conseguir economizar entre setembro e dezembro deste ano será bonificado no valor da conta.
Trata-se do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica foi lançado pelo governo federal e cujo objetivo é amenizar os valores das contas de luz.
O Brasil está passando por uma crise de energia devido à estiagem. Sem chuvas, o volume de água é escasso e as usinas termelétricas têm que ser acionadas em sua capacidade máxima. O resultado aparece nas contas de luz que estão com tarifa máxima.
Está em vigor a bandeira de escassez hídrica, que impõe uma taxa extra de R$ 14,20 por 100 kWh para compensar os custos com usinas térmicas mais caras e com a importação de energia. Como o nível dos reservatórios das hidrelétricas continua em queda, o governo lançou um programa para estimular a economia de energia e evitar que haja racionamento obrigatório ou apagão.
Para ter direito ao bônus, o consumidor vai precisar reduzir de 10% a 20% do consumo de energia elétrica nos meses de setembro a dezembro de 2021. A soma do consumo desses meses precisa ser de 10% a 20% menor que a soma do consumo no mesmo período de 2020.
Vamos dar um exemplo: Se o consumo foi de 100 kw/h entre setembro de dezembro de 2020, agora o consumidor precisará consumir no máximo entre 80 e 90 kw/h durante o período de setembro a dezembro de 2021 para ter direito ao bônus
O Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica foi lançado pelo governo federal e promete amenizar os valores das contas de luz. Quem reduzir o consumo de eletricidade entre setembro de dezembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2020 terá direito a um desconto.
Não será necessário que o consumidor realize nenhum cadastro, uma vez que o desconto será gerado automaticamente na conta. O programa vale para famílias em áreas urbanas e rurais, indústrias, comércios e empresas em geral que recebem eletricidade pelo SIN (Sistema Interligado Nacional).
Famílias com o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) também podem receber o desconto.
Este desconto será calculado na média dos próximos quatro meses. Se o contribuinte não conseguir economizar pelo menos 10% em setembro, por exemplo, mas compensar isso nos meses seguintes, terá direito ao desconto.
Caso seja atingida a meta de redução, o consumidor receberá um bônus de R$ 0,50 por quilowatt-hora (kWh) do total da energia economizada entre setembro e dezembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. O bônus apurado será informado na primeira conta de luz recebida após o cálculo do consumo referente ao mês de dezembro de 2021 e creditado como abatimento do valor a pagar na conta de luz subsequente.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…