Com a data de entrega da declaração do IR postergada, muitos contribuintes ficaram com dúvidas sobre a data de restituição. Veja o que mudou e como consultar.
A data de restituição do Imposto de Renda de 2020 não mudou, apesar de o prazo de entrega das declarações ter sido adiado para 30 de junho.
Isso significa que o primeiro lote a ser liberado permaneceu da data de 29 de maio de 2020, antes mesmo do fim das declarações.
Os pagamentos também foram separados em cinco lotes, normalmente, e os contribuintes estão recebendo suas quantias por lote, conforme suas declarações são processadas.
Dessa forma, quem declarou o IR mais cedo e sem nenhuma pendência, receberá a restituição primeiro. Já quem deixou para os últimos instantes, provavelmente, terá acesso ao pagamento somente no último lote, a menos que antecipe sua restituição.
Como já citamos, aqueles que entregaram a declaração com antecedência recebem a restituição mais cedo, mas há outros grupos que têm prioridades, como: idosos a partir de 60 anos, professores e pessoas com deficiência.
Veja abaixo o cronograma da restituição do IR de 2020:
É possível consultar a situação da sua restituição por meio do status da sua declaração e, ainda, descobrir em que lote você receberá a quantia, pelo site da receita federal, na consulta à restituição. Basta abrir o link e informar seu CPF e sua data de nascimento.
Já para conferir o status da declaração e descobrir se você está em fila de restituição, basta efetuar um login no Portal e-CAC.
Mas antes de entrar, clique em gerar código de acesso, para gerar um código para o login. Você também irá precisar de seu CPF e data de nascimento.
Na plataforma, clique em “Declarações e Demonstrativos” > “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física” > “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” > “Extrato do Processamento” > ano de “2020”.
Agora em situação da declaração, você consegue ver se ela ainda está em processamento ou se já está em fila de restituição.
Se você demorou para fazer a declaração, conferiu que sua restituição está nos últimos lotes e não quer esperar tanto, há uma solução: antecipar sua restituição. Porém, cuidado!
Ao antecipar sua restituição, se você não escolher a instituição certa, pode perder muito dinheiro, por isso, pesquise bastante a diferença de valores e escolha uma opção confiável e com as menores taxas.
Você pode tentar antecipar a sua restituição por uma instituição bancária, mas normalmente, as taxas não são muito baixas. Por isso, pesquise bem.
Com a Leoa, você consegue fazer todo o processo de antecipação de forma digital e receber o valor na sua conta corrente em até 48 horas após a solicitação.
Ou ainda, se preferir, pode receber o valor em um cartão livre de anuidade, com bandeira internacional e que pode ser recarregado a qualquer momento.
Com essas dicas, você já pode consultar a data da sua restituição e, se não quiser esperar por meses, faça a sua antecipação.
Original de Leoa
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…