O departamento pessoal é uma área muito sensível para qualquer empresa e pode ser fonte de dor de cabeça e desarranjos financeiros. Basta lembrar que inconformidades podem resultar em passivos trabalhistas ou problemas com o fisco. É para evitar esse tipo de situação que cada vez mais empresas incorporam a contabilidade no departamento pessoal.
Diminuir os riscos já é um grande passo para preservar a saúde financeira na sua empresa. Mas, a contabilidade no departamento pessoal oferece, ainda, outras vantagens, como a maior eficiência e agilidade na execução dos processos, redução de erros, prevenção contra fraudes, entre outros pontos.
Leia nosso artigo e saiba qual é a importância da contabilidade para o departamento pessoal. Confira!
A contabilidade no departamento pessoal favorece tanto a estratégia da empresa quanto os controles e processos. Por isso, esse serviço é capaz de facilitar uma série de atividades do setor. Entre elas, destacamos:
O apoio não se limita a esses pontos. Dependendo da forma como é feita a integração entre contabilidade e departamento pessoal é possível ampliar essa lista. Quanto mais alinhadas estiverem as duas áreas, melhores serão resultados obtidos. Continue no nosso artigo, vamos exemplificar como essas vantagens se concretizam na prática!
O papel do departamento pessoal é acompanhar toda a trajetória dos trabalhadores de uma empresa, desde a seleção e contratação até o desligamento. O setor lida diariamente com o ativo mais importante da empresa: as pessoas. Essa função está focada na burocracia que envolve as relações de trabalho, como a gestão dos dados, do pacote de remuneração e de uma série de obrigações.
Usaremos quatro pontos importantes para exemplificar os pontos positivos trazidos pela contabilidade no departamento pessoal. Veja!
É obrigação da empresa fazer a transmissão de informações para órgãos governamentais e o recolhimento de impostos e encargos trabalhistas. No entanto, essas atribuições são complexas, pois requerem habilidade e controle rigoroso dos dados e prazos para não gerar inconsistências passíveis de responsabilização fiscal e trabalhista.
Uma assessoria contábil experiente está qualificada para fazer esse trabalho de forma rápida e correta. Isso porque seus profissionais foram treinados para executar essas funções e fazer análises aprofundadas.
Quando o governo anuncia um plano de desoneração da folha de pagamento, é preciso averiguar se essa medida é benéfica à empresa e agir a tempo de aderir ao programa. O mesmo vale para qualquer incentivo oferecido para questões trabalhistas. Um contador tem domínio dessas informações e dos cálculos necessários para apurar quanto a empresa pode ganhar ou perder nesses casos.
Outro ponto em que muitas empresas enfrentam dificuldade é na gestão da folha de pagamento. Falhas de processamento podem gerar prejuízos financeiros, passivos trabalhistas e comprometer a apuração de resultados contábeis do negócio. Conhecimento especializado, portanto, é fundamental.
Existem, ainda, aspectos que comprometem as relações humanas na empresa. Em muitos casos, recai sobre o departamento pessoal situações difíceis de serem administradas, como a dispensa de funcionários. Quando esse processo é conduzido por uma empresa terceirizada, é possível preservar as relações entre a empresa e os colaboradores, evitando o sentimento de que a decisão é pessoal.
Fica mais fácil garantir a impessoalidade quando a homologação da dispensa é feita em um ambiente externo, como a sede da assessoria contábil, ambiente em que o colaborador será recebido e orientado sobre os motivos da demissão e verbas trabalhistas sem que ocorram conflitos desnecessários.
Essa prática também evitará favorecimentos a alguns funcionários, sem que a empresa tenha conhecimento do fato.
As relações de trabalho são regidas por Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. Ela estabelece procedimentos para cálculo de férias, horas extras, rescisão etc. A contabilidade é especializada em fazer o controle e a apuração dessas questões, evitando que direitos sejam negligenciados e se tornem, futuro, em pesados passivos trabalhistas.
Certamente, os profissionais do departamento pessoal enfrentaram dificuldades para compreender e se adaptar a mudanças recentes, como a reforma trabalhista e a adesão ao e-Social.
É normal que isso aconteça, pois foram alterações impactantes na rotina de trabalho do setor. O serviço contábil, entretanto, acompanha os processos de mudanças de normas de forma mais aprofundada, preparando-se para elas com antecedência.
Agora que detalhamos todos como a assessoria contábil pode contribuir para o departamento pessoal, podemos resumir alguns benefícios importantes desse serviço.
A experiência da empresa de contabilidade permite a ela identificar impactos do setor de forma abrangente. Ou seja, ela consegue avaliar mecanismos para redução de custos, o melhor enquadramento tributário para a empresa, políticas de remuneração e benefícios que precisam ser revistas, entre outros pontos.
O trabalho da assessoria contábil consiste, também, na formulação de contratos de trabalho personalizados, manual de normas e procedimentos prevendo descontos previstos em lei. É uma forma de reduzir os custos trabalhistas de forma legal.
A concessão de benefícios, como vale transporte, vale refeição, alimentação e planos de saúde impacta o caixa da empresa mensalmente. Ainda assim, é comum que muitas organizações percam dinheiro por falta de controle e apuração correta desses benefícios.
O serviço, quando executado pela assessoria, evita não ocorra privilégio para funcionários ou gastos desnecessários, como ocorre quando os benefícios são pagos a colaboradores desligados por pura falta de controle.
Ainda é grande o número de empresas que enfrentam dificuldade para fazer a adesão ao eSocial, sendo que muitas estão deixando para implantá-lo na última hora. Até agosto de 2018, 1 milhão de empresas tinham migrado para o sistema de um total de 4 milhões de organizações que devem adotar a plataforma.
O principal problema na hora de fazer a adequação ao eSocial está no domínio das novas rotinas, em ambiente digital. Isso pressupõe o cumprimento de processos, prazos e regras, algo que faz parte da expertise das empresas de contabilidade.
No caso da Contábil Rio, esse trabalho engloba a verificação de conformidade das informações prestadas por meio do cruzamento de diversas declarações, evitando, assim, passivos desnecessários com o fisco.
Além disso, desenvolvemos o Manual de Boas Práticas do Cliente, com orientações sobre como e até quando arquivar documentos de forma rápida e segura.
A história da Contábil Rio começou em 1955, oferecendo serviço especializado de contabilidade e legalização de empresas. Esse trabalho foi se aprofundando ao longo dos anos e, hoje, atuamos em quatro frentes:
Na parte de departamento pessoal, abrangemos uma extensa gama de serviços oferecidos, dos processos mais burocráticos — como informe de rendimentos, emissão da folha de pagamento e recolhimento de tributos e encargos, entre tantos outros — aos mais estratégicos.
É nesse ponto que está nosso diferencial. Vale destacar quais são:
Entendemos que a contabilidade no departamento pessoal faz com que sua empresa gerencie melhor os recursos financeiros e humanos, tornando-a mais eficiente e produtiva.
Conteúdo por Kyvya Revoredo via Contábil Rio
Gstaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já e comece 2019 com o pé direito!
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…