Descubra os 5 conceitos essenciais para todo empreendedor

A maioria dos empreendedores aprende na base da tentativa e erro. Entretanto, a maior parte desses erros é antigo, recorrente e muitas vezes, outros já cometeram. Mas como aprender com os erros antigos? Estudando os ensinamentos clássicos da administração e os adaptando para a sua realidade, selecionamos alguns conceitos que podem te ajudar!

1. O que é um negócio

O maior dos pensadores da Administração, Peter Drucker, o negócio é uma organização que existe para desenvolver clientes. E o lucro, não é a explicação, nem a causa do comportamento e das decisões de um negócio, mas sim, o resultado para a sua validade.

2. Qual é o seu negócio

Theodore Levitt, um dos principais professores de administração de Harvard, cita um exemplo interessante das empresas ferroviárias, que estava entre as maiores corporações dos Estados Unidos no século XIX e drasticamente desapareceram ou reduziram no século seguinte, já que acreditavam que estavam no negócio de ferrovias, e não no de transportes.

Você deve entender que sua empresa atua no mercado da solução e não, no de um produto ou serviço em si. Esta pegadinha ocorre até hoje para os que não entendem que a Cacau Show também concorre com O Boticário, já que as duas oferecem produtos considerados presentes pelos consumidores.

3. Como vender mais com menos esforço

A empresa precisa tomar decisões a respeito de variáveis controláveis em quatro dimensões: Produto, Preço, Praça e Promoção. O problema do uso dos 4Ps é que a empresa não deveria mirar apenas na venda em si. O alvo correto é no cliente fiel ao produto, que compra, é leal à marca e ainda divulga para seus amigos e conhecidos.

4. Como criar a melhor empresa

Só se cria a melhor empresa por meio de colaboradores motivados, caso contrário, a organização será apenas uma obra de ficção mercadológica. O que motiva mesmo os funcionários são aspectos como a perspectiva de crescimento, desenvolvimento pessoal, responsabilidade e identificação com o propósito da empresa.

5. Plano de negócio

Atualmente, há uma corrente de empreendedores que atacam o plano de negócio, mas se esquecem de que a parte mais importante não é o P de plano, mas de PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir/ do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT).

O PDCA é um ciclo que se planeja o que deve ser feito, executa-se o que foi planejado, avalia-se o que foi feito e tomam-se as ações para manter o que funcionou bem e corrigir o que precisa ser melhorado no próximo ciclo de planejamento.

Os conceitos clássicos elevam as perspectivas e, por isso, criam novos horizontes para os empreendedores visionários.

Fonte: blognasajon

jornalcontabil

Recent Posts

Trabalhei menos de um ano, tenho direito ao seguro-desemprego?

A demissão é uma situação bem delicada, tanto para a empresa quanto em especial para…

17 segundos ago

Reforma Tributária: incertezas e adaptações impactam empresários após mudanças

Com a aprovação da Reforma Tributária, empresários brasileiros que atuam em diversos setores, como serviços,…

3 minutos ago

Reforma Tributária e o Mercado Imobiliário: Impactos e Desafios para Pessoas Jurídicas

A recente reforma tributária no Brasil introduziu mudanças significativas no sistema de arrecadação fiscal, impactando…

10 minutos ago

Exame de Suficiência 1/25: últimos dias para as inscrições

Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve estar atento,…

15 minutos ago

Fique sabendo! Prorrogado prazo para envio da DCTFWeb e outras mudanças

Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…

28 minutos ago

Simples Nacional vai mudar com novo estatuto das microempresas

A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…

28 minutos ago