Chamadas

Desenrola Brasil é uma oportunidade de recuperação financeira para MEIs

O Governo Federal recentemente tomou uma medida auspiciosa ao ampliar o programa Desenrola Brasil, a fim de incluir Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas empresas. 

Com início em junho de 2023, o programa se voltou inicialmente a pessoas físicas inadimplentes, mas agora passa a contemplar também esses importantes segmentos da economia. A meta é, significativamente, promover a quitação de dívidas, permitindo uma melhor gestão financeira e retomada de crescimento para milhares de microempresários brasileiros.

Todavia, o programa focava apenas em pessoas físicas em situação de inadimplência. Mas, a proposta do Desenrola foi alterada, permitindo a inclusão do MEI, bem como dos micro e pequenos empresários inadimplentes, que possuem dívidas com instituições financeiras.

Assim, o Desenrola Brasil para MEI permite que esses grupos possam negociar suas dívidas através do programa, beneficiando não só pessoas físicas.

Como o pequeno empresário pode negociar dívidas?

Para aproveitar o Desenrola Brasil para MEI, os interessados devem entrar em contato com as instituições financeiras onde tem dívidas e solicitar a renegociação. O programa oferece financiamento de até 60 meses.

Empresas que possuem faturamento anual de até R$ 4,8 milhões estão inadimplentes há mais de 90 dias podem participar. O programa abrange dívidas de diversos valores e tempos de atraso, e oferece descontos e prazos de pagamentos atrativos. 

As renegociações podem ocorrer por meio de canais de atendimento oficiais, como agências, internet ou aplicativos móveis. Cada banco participante define suas próprias condições e prazos para a renegociação, oferecendo flexibilidade aos clientes.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que somente bancos cadastrados no programa podem oferecer as condições especiais de renegociação. 

Em caso de dúvidas ou suspeitas sobre ofertas de renegociação, os empresários devem contatar seus bancos pelos canais oficiais e a não aceitar propostas fora dessas plataformas.

  Qual o prazo para aderir ao Desenrola MEI?

O Desenrola Brasil para MEI estará vigente até 31 de dezembro de 2024. 

Quais entidades bancárias estão participando?

O sucesso do Desenrola Pequenos Negócios é amplamente atribuído à colaboração estreita com sete instituições financeiras de renome: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi e Mercantil do Brasil. 

Juntas, essas instituições representam 73% do total da carteira de crédito de micro e pequenas empresas nacionais, garantindo uma ampla cobertura e acesso ao programa.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

12 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

18 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

18 horas ago