Empresas do grupo:

Início » Desenrola para MEIs e possível extensão do prazo do Simples

Desenrola para MEIs e possível extensão do prazo do Simples

por Ana Luzia Rodrigues
3 minutos ler

O Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, declarou em entrevista  lançamento da versão para empresas e microempreendedores individuais (MEI) do Programa Desenrola. E foi mais além afirmando que deve sair ainda no primeiro trimestre.

Segundo ele, o programa deve beneficiar cerca de 7 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) com dívidas com o governo, de um universo de 15 milhões no país.E que o Presidente Lula o incumbiu da missão de criar um Desenrola Brasil específico para pessoa jurídica”

Márcio França também se reuniu com o Ministro da Fazenda Fernando Haddad para falar deste tema e que a equipe econômica fará os cálculos para o programa.

Esse é o primeiro avanço do programa desde que a ideia foi apresentada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em novembro do ano passado.

De acordo com Márcio França, a versão do Desenrola para as empresas deve contemplar dívidas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). 

Ele não descartou que o programa aconteça em fases, como ocorreu com a versão para pessoas físicas do Desenrola, que começou em julho do ano passado e terminará em 31 de março.

Leia também: Empreendedorismo: Faça O Seu Negócio Sobreviver!

Prorrogação do prazo do Simples Nacional

Em relação ao Simples Nacional, França disse que o governo analisa uma possível prorrogação do prazo para as micro e pequenas empresas optarem pelo regime especial de tributação.

Originalmente, o prazo de adesão ao Simples Nacional acaba em 31 de janeiro, mas a data pode sofrer um adiamento para abril ou maio. “Essa prorrogação é possível fazer em uma resolução. É mais simples. Nesse período da prorrogação, a gente prepara o Desenrola”, afirmou.

“A gente acha que esse prazo, para efeito do Simples, poderia empurrar para a frente, para poder coincidir com o Dia das Mães, quer dizer, dar essa folga a todos os Simples do Brasil”, disse França. O novo ministro disse que Haddad deverá dar uma resposta sobre uma eventual extensão do prazo até o fim desta semana.

Reforma tributária

Além de conversarem sobre ajudas específicas aos negócios de menor porte, França e Haddad discutiram os efeitos da reforma tributária sobre as micro e pequenas empresas. “Essa janela de oportunidade que se abriu com a reforma tributária é o instante certo para que as alterações aconteçam”, explicou o ministro do Empreendedorismo.

Márcio França propôs uma possível revisão dos limites de faturamento para o microempreendedor individual. “A nossa proposta para o ministro Haddad é que socorra num formato de rampa, como ocorre na questão do Imposto de Renda. 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More