Se existem dois profissionais que são fundamentais para uma empresa, sem dúvidas são o desenvolvedor e o vendedor.
Ambos têm suas particularidades, mas com um ponto muito importante em comum: o cliente ao centro.
Mas, afinal, qual a relação entre eles? Será que todo desenvolvedor tem um pouco de vendedor? Abaixo falamos um pouco sobre os conceitos de ambos e como se complementam
Esclarecendo o conceito de vendas
O conceito pode variar de acordo com o mercado de atuação. Mas, uma definição simples de vender é: estipular um preço para determinado produto ou serviço e transferir a titularidade para outra pessoa que pagar este valor.
Embora seja fácil romantizar o processo de vendas, ele não se resume apenas a almoços com clientes e gastar um bom tempo em tentar convencer alguém a querer fechar negócio.
Eventualmente, isso pode fazer parte da rotina, porém, esse processo começa muito antes de chegar nas mãos do representante comercial.
Cada empresa aborda o processo de vendas de maneira diferente. Isso pode parecer clichê, mas não existe “o melhor jeito para conseguir fechar um negócio”.
Existem dicas e boas práticas, é claro. Tudo isso depende muito do mercado, do produto ou serviço, do local, da persona, etc.
As vendas começam muito antes do time de vendas
A venda faz parte de todos os processos e de todas as profissões. Se você não está em uma equipe de vendas, não se engane!
Isto não significa que seu trabalho não seja vital para o sucesso e a assinatura de um contrato.
Falando sobre o papel do desenvolvedor nas vendas de uma startup ou empresa, as vendas são tão importantes quanto a codificação.
Há quem pense que é possível criar um software perfeito e, com isso, os clientes vão encontrá-lo magicamente e comprar.
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Mas sabemos que não é bem (nada) assim, né? Na realidade, não importa quão bom seja o seu produto ou serviço, você ainda precisa conscientizar as pessoas sobre ele, e vender a ideia internamente, para que o time leve para o público externo.
Um combo do processo: do desenvolvedor ao vendedor
Pensando mais detalhadamente como funciona o processo de vendas, desde o desenvolvimento do seu produto e serviço até a assinatura no contrato, tudo se volta a forma de gerenciar como as pessoas percebem a sua empresa e o seu produto/serviço:
- Publicidade (TV, web, impressão etc.);
- Aquisição de clientes (vendas, reuniões individuais etc.);
- Qualidade do produto (confiabilidade, facilidade de uso etc.);
- Design de produto (estética visual, “cool factor” etc.);
- Satisfação do cliente (suporte, gerenciamento de conta etc.);
- Relações públicas (redação, eventos etc.);
Verdade é que sempre que se age, existe um impacto sobre como alguém se sente sobre o seu produto. Toda vez que você atua, se envolve em vendas. Vamos ver um exemplo?
- Pode refatorar algum código que acelera as consultas de banco de dados do seu software;
- Seus clientes percebem a melhoria da velocidade;
- Eles sentem que o software é mais rápido e confiável;
- Eles estarão mais inclinados a continuar usando seu produto e podem aumentar seu uso ou promovê-lo a seus colegas de trabalho;
- Sua decisão como desenvolvedor de software acaba de aumentar as vendas da sua empresa.
Que tal outro exemplo?
- Pode se comprometer a fornecer uma maior qualidade de suporte ao cliente;
- Os clientes notam que a equipe de suporte responde rapidamente às suas perguntas e que suas preocupações são recebidas e consideradas;
- Os clientes satisfeitos são clientes fiéis, que ficarão com sua empresa e, provavelmente, cantarão suas bênçãos para colegas e amigos;
- Mais uma vez, suas ações aparentemente sem vendas afetaram as vendas de uma maneira muito real.
É isso: todo desenvolvedor tem um pouco de vendedor
A maioria das decisões tomadas por desenvolvedores e designers – profissionais da área de tecnologia de modo geral – impactam na decisão final do comprador.
Pode ser que essas ações não gerem resultados imediatos, mas, ao longo do tempo, esse processo contínuo de expansão e aprimoramento pode ter um efeito enorme em seus resultados finais.
Portanto, se você é uma pessoa desenvolvedora que ignorou o processo de vendas no passado, lembre-se de que não se trata apenas de fazer anúncios e fechar negócios. De certa forma, todos são parte da mesma equipe.
É importante buscar conhecimento de outras áreas, ter em mente que empresa é um ecossistema ativo, em que todos fazem parte e influenciam na ponta – o cliente.
Quando o desenvolvedor pensa como vendedor e quando o vendedor entende a dificuldade do trabalho do desenvolvedor, eles compreendem também as necessidades dos consumidores e, consequentemente, os melhores caminhos para conquistá-los.
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Por Fellipe Couto é CEO da Vulpi, empresa especializada em soluções de RH Tech.