Há tempos o engajamento digital vem crescendo e preocupando as redes que têm forte atuação no varejo físico, no Brasil e em todo o mundo. Mais recentemente vimos uma grande aceleração desse engajamento, o que também trouxe desafios gigantes para o negócio. Apesar desse fenômeno irreversível, a ida às lojas não diminuiu. E os volumes de consumo também não.
O que está em plena transformação – e sempre estará – são os modelos de consumo e a relação dos consumidores com lojas e marcas. A experiência de compra precisa evoluir no mesmo ritmo ou, preferivelmente, ser mais rápida. O cenário exige que lojas e marcas sejam mais inspiradoras, atrativas e confiáveis.
Leia também: Varejo: Veja Estratégias De Mercado Para O Inverno
Para encantar o consumidor, boa publicidade, qualidade do produto e lindas embalagens não são suficientes. A reformulação das lojas, o reposicionamento das marcas, a ampliação das ofertas e a melhoria dos serviços é fundamental e obrigatória.
Assim, o design de varejo vem para contribuir para que a experiência de compra seja aprimorada e reflita em atração, venda, aderência à marca e manutenção do cliente. E de uma forma mais concreta, o design de varejo, em uma visão mais estratégica, é o grande aliado dos negócios que buscam melhorar imagem de marca, aumentar vendas, reduzir custos operacionais e fidelizar clientes.
Leia também: Conheça A Técnica De Vendas Challenger Sale
Mas todo projeto deve partir de objetivos bem claros, inclusive de investimento. Parte deles já estão definidos no plano do cliente que, idealmente, é composto por diretrizes de diversas áreas, como marketing, comercial e trade marketing. Mas o design de varejo é uma atividade influenciada por muitos fatores, além do briefing. Ele tem vida própria e é mutante, a partir da sua concepção.
Quando uma boa equipe começa a trabalhar no projeto, é capaz de identificar oportunidades que antes não estavam visíveis. São as subcamadas do projeto que, somadas à experiência e ao repertório dos profissionais envolvidos, são verdadeiros propulsores de valor e personalidade para o trabalho.
Com o plano em mãos, começam as etapas de imersão na marca-produto-ambiente, pesquisa, ideação, desenho, estudo de viabilidade técnica e financeira, prototipagem, produção, implementação e mensuração dos resultados. Vale ressaltar que, mesmo em projetos mais simples, o design de varejo é fundamental para garantir uma execução eficiente e uma implementação bem-sucedida.
Quem contrata os serviços de um especialista está automaticamente incorporando experiência, segurança, produtividade, tranquilidade e economia para o seu projeto. Na outra ponta, um bom projeto de design garante uma encantadora experiência de compra, aumenta a confiança dos clientes nas lojas e nas marcas e, comprovadamente, amplifica os resultados em vendas.
Por Alessandro Novello, diretor de Criação e Design da Green Retail Solutions
A Green Retail Solutions é uma empresa especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo, que mantém em seu porfólio soluções integradas B2B que melhoram a experiência de compra, diminuem as perdas, simplificam a operação e aumentam as vendas dos clientes.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…