Negócios

Design Thinking: Muito mais que uma técnica

O distanciamento social tirou boa parte das pessoas das ruas e as colocou atrás de uma tela.

Nesse cenário, virou uma obrigação para as empresas proporcionar uma boa experiência para o usuário quando ele está usando uma tecnologia da informação, ou qualquer produto digital.

Sabendo disso, as empresas buscam satisfazer as necessidades e também as expectativas dos consumidores, tentando inovar em seus produtos e serviços para que tenham uma usabilidade cada vez melhor.

No caso das empresas que desenvolvem software sob medida para empresas, essa máxima também é verdadeira.

No entanto, para atingir os resultados pretendidos no escopo daquele projeto, é necessário compreender quais as demandas deste cliente e os recursos que ele tem disponíveis, de forma a combiná-los de forma lógica e criativa.

Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

Seja o objetivo oferecer uma tecnologia “b2c” ou “b2b”, as empresas mais inovadoras estão cada vez mais utilizando o Design Thinking, que é muito mais que uma técnica.

É uma abordagem, uma maneira de agir. Seu objetivo é resolver problemas complexos com o foco nas pessoas.

Ele se estrutura em três pilares: Empatia, Colaboração e Experimentação. Para tanto, soma profissionais com competências diferentes, cujo resultado se torna positivo a partir de um objetivo comum e, realmente, assumido por todos: entender e atender o cliente em potencial.

Design Thinking busca solucionar problemas complexos, gerando valor com propósito e impacto. Um exemplo prático: Dentro de um pensamento de melhoria contínua, a Oji Papéis, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, iniciou sua transformação digital.

Para tal, a ART IT foi contratada para promover melhorias no portal de clientes e também em alguns de seus sistemas internos já existentes. A sugestão apresentada foi a utilização do Design Thinking visando aprimorar a experiência do usuário.

O uso desta metodologia certamente permitiu a melhor experiência possível para os chamados clientes internos das tecnologias utilizadas pela companhia, pois, por meio de todas as suas etapas, potencializa o impacto das soluções geradas em tempo, efetividade e rentabilidade.

Design Thinking é estratégico por natureza, pois aprimora todas as etapas de desenvolvimento de um software e integra as partes envolvidas no negócio.

Ele pode transformar o modo como as empresas criam produtos, serviços, processos e estratégias, visando equilibrar as necessidades humanas com a viabilidade tecnológica e econômica.

Por Romulo Cesar de Paula é sócio e diretor comercial da ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago