O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou por um tempo indeterminado os prazos de para ser renovada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No momento, 14 estados e Distrito Federal prorrogaram o prazo.
A decisão também prorrogou o licenciamento, transferência e emissão ou defesa de multas de trânsito.
A publicação foi feita no dia 24 de março no Diário Oficial da União (DOU). A decisão do Contran leva em consideração o agravamento da pandemia de covid-19.
Frederico Carneiro, Diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), disse que esta ação busca diminuir os impactos causados pela pandemia.
No momento, a medida está valendo para os seguintes estados:
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo. Sendo que a decisão poderá ser adotada por outros estados.
Os prazos de início da prorrogação da medida relacionada à CNH variam de acordo com a unidade da federação. De acordo com o diretor-geral do Denatran, o Contran atenderá todas as 27 unidades da federação que necessitarem da prorrogação dos prazos.
Ele também informou que esteve em reunião com os DETRANs para ouvir e responder as solicitações. Dessa forma, seria possível reduzir os impactos da pandemia do coronavírus aos contribuintes.
Será possível para cada estado pedir a retomada dos prazos caso o combate à pandemia esteja em evolução. O Diretor do Denatran também informou que cada órgão estadual vai poder solicitar o adiamento e a retomada dos prazos. Dando maior autonomia a cada um deles, segundo a respectiva necessidade.
O Contran havia criado uma resolução que possibilitava que os documentos vencidos em 2020 ganhassem mais um ano de validade. Dessa forma, a renovação das CNHs expiradas no ano passado aconteceria em 2021 de forma gradual, até completar um ano do vencimento.
A nova resolução faz o prazo se estender ainda mais aos estados que implementarem a medida.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…