Categories: CarreiraDestaques

Dez coisas que você nunca deve dizer aos seus funcionários

Uma coisa é falar o que não se deve. Algo bem diferente é fazê-lo no escritório. Como dizem, algumas coisas não precisam ser ditas e isso é especialmente verdadeiro quando se trata dos seus funcionários. Embora seja fácil se deixar levar pelo momento e se esquecer de que você é o chefe, é essencial sempre manter um nível de profissionalismo.

As opiniões e as escolhas pessoais dos funcionários nunca devem ser discutidas em público (nem em particular, se possível).  Ações disciplinares e limitações também devem permanecer privadas.  Da mesma forma, os funcionários devem evitar falar mal de você e das suas ideias.  A Mint.com publicou recentemente um artigo chamado “Dez coisas que você nunca deve dizer ao seu chefe“. Decidimos seguir o exemplo e examinar o outro lado. Veja a seguir dez coisas que você nunca deve dizer aos seus funcionários.

10) “Parece que você engordou recentemente.” – Mesmo que seja verdade, esse comentário é simplesmente rude.  É igualmente ruim oferecer dicas de dieta e receitas de baixas calorias para alguém que não compartilhou sua jornada de perda de peso com você. (O mesmo se aplica a outros comentários sobre peso, altura, cor de cabelo ou praticamente qualquer coisa sobre a aparência do funcionário.)

9) “Você quer comer alguma coisa depois do trabalho?” – Confraternizar com os funcionários depois do trabalho pode parecer uma boa ideia no momento, mas muitas vezes se torna algo muito diferente, sendo difícil de distinguir entre um amigo e um funcionário.

8) “Tudo bem.  Vou deixar passar só desta vez.” – Comentários como esse dão aos funcionários a impressão de que você não é firme na sua gestão e nos seus métodos disciplinares.  A última coisa que você quer é que eles pensem que você é manipulável.

7) “Não é um problema até você fazer disso um problema.” – Da mesma forma, você não quer parecer um tirano.  É necessário demonstrar interesse pelos funcionários e suas questões pessoais, desde que você não se intrometa.

6) “Ninguém vai acreditar em você em vez de em mim.” – Casos de assédio têm validade jurídica.  Não tente a sorte fazendo uma declaração tão ingênua.

5) “Sua avaliação não está chegando?” – Declarações passivo-agressivas como essa fazem mais mal do que bem.  Se você deseja encorajar um funcionário a fazer seu melhor, encontre outras maneiras de incentivá-lo em vez de fazer ameaças vagas.

4) “Não me incomode no momento.  Estou atualizando meu status no Facebook.” – O networking em mídias sociais é parte importante do mundo dos negócios de hoje.  No entanto, não deve ser desculpa para não se comunicar com um funcionário.

3) “Você sabe que é meu favorito.” – Todos os funcionários devem pensar que são seus favoritos. Mas você nunca pode confirmar isso em voz alta.

2) “Questões pessoais não devem interferir no seu desempenho.” – Embora essa afirmação seja verdadeira, ela não é realista. Todos têm seus problemas.  Seja compreensivo, mas mantenha as expectativas. Faça concessões aos funcionários em tempos difíceis e eles retribuirão em dobro.

1) “Não me importa como isso faz você se sentir. Apenas faça seu trabalho!” – Os funcionários que são elogiados regularmente têm mais probabilidade de um desempenho melhor.  Preocupe-se com seus funcionários, e os sentimentos deles, e eles vão trabalhar duro para fazer o que você pedir.  Zeropaper

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

1 hora ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

2 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

3 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

5 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

6 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

6 horas ago