Dia 25 de abril comemora-se o Dia da Contabilidade, idealizada para homenagear a profissão responsável pelo controle, planejamento e coordenação financeira de uma instituição.
Essa data surgiu devido a uma homenagem ao senador João Lyra Tavares em 25 de abril de 1926, por ajudar na defesa da regularização da contabilidade como profissão no Brasil. Mas a regulamentação da contabilidade como profissão só ocorreu de fato com o Decreto n°20.158, em 31/06/1931.
Todavia, a data comemorativa só foi instituída em maio de 1979, e até 2012 a data era comemorada como Dia do Contabilista, mas o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que a data fosse alterada para Dia da Contabilidade.
Leia também: A Presença Da Contabilidade Na Relação Patrão E Empregado
O profissional de contabilidade
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza anualmente pesquisas que compõem o Sistema de Gestão por Indicadores do próprio Conselho. A participação ocorre de forma voluntária e anônima. No mês de novembro do ano passado, a pesquisa realizada teve o objetivo de descobrir a satisfação dos clientes em relação ao trabalho do profissional da contabilidade.
As respostas foram altamente positivas e demonstraram que os contadores têm sido valorizados pelo seu trabalho. Um exemplo diz respeito à orientação nas tomadas de decisões.
De acordo com o resultado, 86,39% dos profissionais contábeis ajudaram o empresariado; 86,51% cooperaram na evolução e no progresso do negócio e, por fim, 90,12% afirmaram que o profissional tem competência e ética em suas atitudes.
Papel fundamental da profissão
Essa pesquisa reforça que a contabilidade tem um papel estratégico de suma importância para a expansão do empreendedorismo. Isso porque estes profissionais têm acesso a inúmeras informações, além de um conhecimento de administração e gestão que muitos empreendedores não possuem. Tornam-se um alicerce para o desenvolvimento do empreendedor.
No entanto, a responsabilidade de um profissional contábil é muito mais abrangente do que inicialmente se imagina, pois ele é o principal canal de ligação entre a empresa e o fisco.
O bom profissional pode ter o papel fundamental nas decisões gerenciais da empresa, uma vez que tem os instrumentos necessários para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não somente a apuração dos resultados mensais, pois ele tem condições de auxiliar o empresário na definição e diretrizes do seu negócio.
O profissional contábil é o responsável por fazer todo o planejamento, assegurando que não haja desperdício do que é mais importante para qualquer pessoa, empresa ou nação: o dinheiro. Hoje, é necessário que ele acompanhe de perto toda a operação do negócio, em todas as suas fases. É de sua incumbência saber se o empreendedor está ou não jogando dinheiro fora.
Leia também: O Que Esperar Do Futuro Da Contabilidade?
Futuro da contabilidade
O profissional do futuro da Contabilidade precisa se atualizar constantemente. Não apenas pela necessidade que a área necessita, como também pelo uso mais frequente de tecnologias avançadas. Afinal, recursos novos surgem a todo instante.
Por isso é importante estar atento ao mercado e as necessidades dos clientes. Preparação de uma boa equipe e troca de experiências também tem sido um caminho.
Dessa forma, o networking (troca de informações) também é uma forma dos profissionais da área aumentarem seus relacionamentos para seu trabalho ou negócio. Como resultado, conexões ou uma rede podem ser construídas e úteis para a vida profissional.