Empresas do grupo:

Início » Dia da Justiça: Direito e Poder Judiciário essenciais para o funcionamento da nação

Dia da Justiça: Direito e Poder Judiciário essenciais para o funcionamento da nação

por Esther Vasconcelos
3 minutos ler

O advogado lembra que o Poder Judiciário é um dos três poderes da República Brasileira e tem total significância.

“Assim como o Legislativo e o Executivo, o Judiciário é essencial para o funcionamento da sociedade de uma nação, julgando a aplicação das leis e garantindo que sejam cumpridas. Assim, o Poder Judiciário está divido entre os seguintes órgãos: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e juízes federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal”, explica.

Segundo André Leonardo Couto, o Dia da Justiça, especialmente neste momento, em que se viu tantas decisões sobre os rumos da sociedade na pandemia, deve ser visto como um momento de reflexão para todos.

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal – STF / Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

“Neste ano devemos ver a data como um momento de reflexão sobre a importância do Poder Judiciário na manutenção do Estado Democrático de Direito. Estamos passando por um momento inédito de aprendizado e de muitas adaptações, por isso, o papel da Justiça é de muita importância, já que garante os mecanismos essenciais para o funcionamento da nação, ou seja, zela pela Constituição da República, promove a solução de conflitos e garante o cumprimento das leis que são essenciais para nossas vidas”, completa.

Valores

Para o advogado André Leonardo Couto, o Dia da Justiça precisa ser massificado cada vez mais, já que traz sempre à tona a discussão sobre valores.

“Estamos falando de valores que jamais devem ser esquecidos, como, ética, cidadania, respeito, e boa convivência.

Vale dizer que a atuação da Justiça para garantir a solução de conflitos gerados na sociedade deve elevar sempre esses valores citados, pois, dessa forma, ele contribui então para a consolidação e o aperfeiçoamento das instituições brasileiras. Nesse caso, estou falando de algo importantíssimo, que é a paz social. Precisamos dela para caminhar tranquilos em nossa sociedade”, concluiu. 

Por André Leonardo Couto, gestor da ALC Advogados

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More