O Dia das Crianças, que ocorre na próxima segunda-feira (12), é uma das datas mais importantes para as vendas do varejo online. E neste ano de pandemia, a expectativa para as vendas na data é alta.
Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) mostram que na pandemia, devido ao isolamento social, cresceu a procura por jogos de tabuleiros, quebra-cabeças e outros brinquedos.
Segundo a associação, a estimativa das empresas para o Dia das Crianças é manter um ritmo de crescimento de pelo menos 3% em relação ao ano passado, quando aconteceu alta de 6%.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a categoria Brinquedos e Jogos chegou a registrar aumento de 434,7% em vendas no período entre 1 de março e 25 de abril. Foram analisados mais de 25 milhões de pedidos feitos em 4 mil lojas virtuais
Segundo Felipe Dellacqua, VP de vendas e sócio da VTEX, plataforma de soluções de comércio digital presente em mais de 34 países, as crianças estão mais entendiadas que seus pais, que ainda ocupam a cabeça com trabalho, contas a pagar, tarefas domésticas, entre outras coisas.
“A criança foi tirada completamente da sua rotina de ir para a escola, encontrar os coleguinhas e está ficando muito entediada.
O mercado cresceu muito porque os pais passaram a comprar produtos para entreter as crianças e conseguirem trabalhar”, afirma.
As vendas online tiveram alta de 72,6% na primeira metade do mês de setembro, entre os dias 3 e 13, período de promoções conhecido como “Semana do Brasil”, segundo estudo da Neotrust/Compre & Confie realizado em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – Abcomm. Ainda segundo a pesquisa, o faturamento foi de R$ 3,8 bilhões no período.
“O ponto é que cada vez mais os consumidores estão evitando locais lotados e com muitas filas como são as lojas e shoppings em feriados e datas comemorativas.
Ainda mais com a pandemia e a preocupação por contaminação, o varejo online será cada vez mais relevante na vida dos brasileiros”, explica Felipe.
Por Felipe Dellacqua, sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border.