Dia das Mães: Como Pequenos Supermercados podem Aumentar as Vendas

O Dia das Mães, que esse ano será comemorado no dia 12 de maio, é considerada a 2ª data mais importante do comércio. Isso porque já é tradição na maioria das famílias brasileiras aquele farto almoço de domingo com as matriarcas. Para o economista especializado em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, a projeção é que a celebração movimente um crescimento de 2,5% nas vendas dos supermercadistas durante esse período. “Com um planejamento estratégico, é possível, não apenas atender a alta demanda dessa época do ano, como também superar as expectativas de vendas”, esclarece o expert do varejo brasileiro.

Em 2023, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) indicou que as vendas no Dia das Mães, apuradas entre os dias 8 e 14 de maio, caíram 4,2% em relação ao ano de 2022. Já no ano passado, esse número fechou com um aumento de 18% em relação a 2021. Para evitar prejuízos e aumentar o potencial de vendas neste ano de 2024, Rosadas oferece cinco dicas para obter lucro neste período. Veja abaixo:

Como os supermercados podem melhorar as vendas no Dia das Mães?

– Utilize a técnica de cross-merchandising: “Posicionar produtos complementares e muito utilizados nessa data próximos um dos outros pode aumentar o desejo de compra do cliente e, respectivamente, o ticket médio de compra do seu supermercado, garantindo o crescimento das vendas. É uma estratégia simples de organização da loja, mas que pode ocasionar no aumento de até 50% das vendas”, ensina o economista especializado em gestão de supermercados.

– Promova a extensão do horário de funcionamento: “Como já é cultural que a maioria dos brasileiros deixe os preparativos para a última hora, promover a extensão do horário de funcionamento dos supermercados pode ser um grande diferencial para levar um maior fluxo de clientes para a sua loja e, consequentemente, aumentar as vendas”, destaca Rosadas.

– Prepare kits específicos e cestas de café da manhã para a data: “Montar cestas de café da manhã pode ser uma excelente opção de presente. É uma forma de oferecer conveniência, uma experiência em família e ainda aumentar o seu ticket médio no supermercado. Outra aposta para esse período e que foge do tradicional é elaborar kits de vinhos, de produtos fitness e até de itens de beleza para presentear”, orienta o expert em varejo.

– Exposição e ilha de presentes: “Colocar buquês de flores e outros pequenos presentes na entrada do supermercado ajuda a captar a atenção do cliente e seduzi-lo para a sua loja. Criar seções dedicadas a presentes dentro do supermercado também induz a escolha dos clientes e facilita a decisão de compra”, ensina Leandro.

  • Promova eventos de degustação: “Promover degustações de pratos que podem ser preparados para o almoço de domingo é uma forma atraente de demonstrar produtos e inspirar os clientes. Essas ações também ajudam a aumentar o volume de vendas de ingredientes específicos”, “, afirma Rosadas.

 

Sobre Leandro Rosadas :

Economista formado pela UFRRJ, Leandro Rosadas tem uma carreira dedicada à consultoria e ao ensino no setor de varejo. Com sua experiência, ele se estabeleceu como uma referência em gestão de supermercados e outros formatos de varejo, tendo formado mais de oito mil proprietários de estabelecimentos no Brasil.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

52 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago