Nos últimos anos, a celebração tem ganhado cada vez mais espaço, sendo impulsionada ainda mais com a criação da Semana do Brasil.
Em 2022, as duas primeiras de setembro, que compreendem o período do Dia do Cliente, registraram um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce brasileiro, de acordo com um relatório da AlliN.
Dessa forma, se você quer aproveitar as semanas de setembro para conquistar os seus consumidores e disparar as vendas, é hora de preparar o seu e-commerce para a data.
Você pode, inclusive, aproveitar a oportunidade para colocar a sua loja à prova para a Black Friday e entender as estratégias que melhor funcionam para o seu negócio.
O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro.
A data foi criada em 2003 pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, como uma forma de valorizar os consumidores e incentivar as compras em um mês de baixa para o varejo.
Em 2019, o Dia do Cliente foi reforçado pela criação da Semana do Brasil, que estimula lojistas a realizarem ofertas para impulsionar a economia do país.
Considerada a “Black Friday brasileira”, a Semana do Brasil compreende a semana do feriado de 7 de setembro, logo antes do Dia do Cliente.
Leia também: 5 Dicas De Como Se Preparar Para A Black Friday
Já sabemos que as semanas de setembro serão intensas com o Dia do Cliente e a Semana do Brasil.
Mas como o seu negócio aproveitará essa época para disparar suas vendas?
Conheça a seguir algumas ideias para definir a estratégia da sua loja e ter sucesso nesse período!
Para garantir a visibilidade do seu e-commerce no Dia do Cliente e na Semana do Brasil, é essencial planejar as ações de marketing que você realizará.
Crie uma identidade visual para a sua campanha de Dia do Cliente e, de preferência, use uma abordagem que valorize o consumidor — afinal, trata-se de uma data comemorativa em homenagem a ele, não é mesmo?
Você pode apostar em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing e anúncios pagos, para ampliar o alcance da sua marca. Lembre-se de também inserir banners e pop-ups da campanha no seu site.
O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para se aproximar dos consumidores e mostrar que a sua marca realmente se importa com eles.
Além de ajudar a aumentar as suas vendas no evento, isso também vai contribuir para fidelizá-los a longo prazo.
Para isso, aproveite os diferentes recursos das redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, para realizar ações interativas com o público.
Você pode promover concursos e enquetes, compartilhar depoimentos e fotos de compradores satisfeitos e até mesmo organizar um jogo ou um quiz valendo um cupom de desconto exclusivo.
Leia também: 8 Dicas Para Aumentar As Vendas Na Black Friday 2023
Qual consumidor não gosta de uma boa oferta? No Dia do Cliente, não deixe de fazer promoções e oferecer benefícios que brilhem os seus olhos!
Existem diferentes possibilidades para você explorar, como descontos progressivos, frete grátis, combos de produtos e cupons de descontos especiais.
Uma prática que costuma encantar os consumidores é oferecer brindes para os pedidos efetuados na data.
Podem ser pequenos mimos, como um chocolate, um caderno ou uma amostra grátis da loja. Solte a criatividade e pense no que os seus clientes vão gostar mais.
Que tal utilizar o Dia do Cliente para lançar novos produtos?
Aproveite a visibilidade do seu e-commerce na data para divulgar as novidades da sua loja ou até mesmo criar um item de edição limitada para o evento.
Para conquistar os seus clientes mais fiéis, você ainda pode fazer um lançamento exclusivo para esse público, oferecendo-lhes um desconto especial para a compra do produto.
Se você quer proporcionar uma experiência personalizada para os seus clientes, uma boa estratégia é realizar ações segmentadas.
Baseando-se no perfil e no histórico de compras dos seus consumidores, é possível criar diferentes bases de contatos e enviar campanhas de e-mail marketing específicas, com as ofertas e os produtos mais adequados para cada uma.
Dessa forma, o comprador se sentirá muito mais valorizado pela sua marca e terá mais chances de fazer alguma aquisição.
Pensando novamente na sua base de clientes mais fiéis, ainda é possível criar um Close Friends no Instagram ou um grupo VIP no WhatsApp, com conteúdo, novidades e promoções exclusivas.
Leia também: Use O WhatsApp Como Ferramenta Eficaz Para Atrair Clientes
As buscas por ofertas não aumentam somente no Dia do Cliente, mas durante todo o período da celebração.
Logo, para potencializar ainda mais suas vendas, que tal transformar a data na Semana do Cliente ou até mesmo no Mês do Cliente?
Uma dica é realizar diferentes ações promocionais a cada dia ou semana do período, para manter os consumidores atentos aos canais da marca. Assim, você maximiza os resultados do e-commerce.
Para garantir uma experiência de compra impecável para o cliente, você não pode deixar de lado o processo de pagamento no e-commerce.
Ofereça um checkout transparente, que não redirecione o consumidor para outra página na hora de finalizar a compra, e disponibilize as formas de pagamento mais utilizadas, como cartão de crédito, boleto e Pix.
Se você vende produtos mais caros, é essencial oferecer opções de parcelamento sem juros.
O Pix também é uma modalidade vantajosa para aplicar descontos mais agressivos, uma vez que tem taxas mais baratas que outros métodos de pagamento.
Períodos de alta sazonalidade no e-commerce são marcados pelo crescimento do número de tentativas de fraude.
Para proteger a sua loja e os consumidores, uma ferramenta indispensável é o antifraude.
Esse sistema é responsável por analisar automaticamente todas as transações do site, identificando e bloqueando qualquer compra suspeita.
Dessa maneira, você minimiza as chances de fraudes e chargebacks no Dia do Cliente.
Leia também: Empreendedorismo: Cative E Fidelize Seu Cliente Oferecendo Mimos
Se o objetivo é homenagear o cliente, é essencial que ele receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.
Por isso, certifique-se com antecedência de que todos os canais de atendimento estejam funcionando corretamente.
Os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e chat online, são excelentes opções para garantir um suporte ágil e humanizado.
Também vale reforçar com a equipe de suporte a importância de tratar cada consumidor com empatia e eficiência, sempre buscando a solução mais adequada para as suas dores.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…