Esta profissão está relacionada com o cuidado dos animais de estimação e consequentemente com a vida alimentar das pessoas.
No dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Veterinário em todo o Brasil, esta data é um marco desde 1933, neste ano Getúlio Vargas reconheceu e estabeleceu regras para os cursos de Medicina Veterinária.
Em muitos estados a semana do dia do Veterinário é marcada por campanhas de vacinação contra a raiva animal.
O que é a Medicina Veterinária?
A Medicina Veterinária é a ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento de doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animais para o consumo humano.
Este ramo busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos, como, carne, ovos, leite, couro, etc… assim como sua distribuição, venda e preparo.
Quais são as áreas que o Médico Veterinário pode atuar?
São diversas áreas, como:
- Saúde Pública ( Vigilância Sanitária, controle de Zoonoses, Vigilância de Epidemiologia);
- Área de Produção e Inspeção de Alimentos de Origem Animal;
- Pesquisa;
- Extensão Rural;
- Clínica de pequenos e Grandes animais;
- Fauna Selvagem;
- Biologia Molecular.
Qual a Origem da Palavra?
A dois conceitos para o surgimento da palavra.
- Veterinarii “ Alguns estudiosos discriminava os profissionais que cuidavam dos animais aposentados pelo exército na Roma Antiga.
- Veterinus “ Que designava os animais de carga (de civis ou militares) Veteranos. Daí decorreria a palavra “veterinarius” profissional que cuidava desses bichos.
Quem foi o primeiro especialista?
O primeiro especialista foi reconhecido como “ especialista na cura de animais” foi um sujeito chamado de Urlugaledinna, que viveu na Mesopotâmia por volta de 3.000 anos antes de Cristo.
A primeira Faculdade
A primeira faculdade de veterinária foi fundada em 1761, Lyon foi responsável pela criação deste instituto.
Dia a Dia do Veterinário
Esta rotina vai depender muito do lugar onde o profissional trabalha, se o veterinário trabalha em clínicas, o contato com animais em situação delicadas será frequente, é uma rotina onde será envolvido com os donos dos animais e atendendo problemas diferentes todos os dias.
Agora se o profissional trabalha em uma indústria, a rotina será mais repetitiva, tendo muito mais contato com pessoas do que propriamente com animais.
Se o médico veterinário trabalha nas regiões rurais, ele vai lidar com grandes grupos de animais, tendo que trabalhar com cuidados em larga escala, um exemplo: galinhas, porcos, vacas, etc.
Por Laís Oliveira