Você já tomou o seu café hoje? Com certeza sim! Ele é a bebida mais amada do país! Você sabia que o dia 24 de maio é o Dia Nacional do Café? A data marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil.
A principal região produtora de café do Brasil é o Sul de Minas. A região vem ganhando destaque nos últimos anos também na produção de cafés especiais. Hoje, quase 90% de todo o café especial produzido no país é exportado e consumido no exterior.
O consumo de cafés especiais no Brasil cresce 15% ao ano, ritmo quatro vezes maior que o dos cafés tradicionais! No mundo, a tendência também é de aumento.
O Brasil atualmente só perde para os Estados Unidos quando o assunto é consumo. Os americanos bebem mais café que os brasileiros. No entanto, nosso país continua sendo o maior produtor do mundo.
O café especial é o resultado de uma rede que deve seguir padrões de qualidade, rastreabilidade e sociais. É classificado como a maior qualidade do café em uma escala de pontos que pode ir até 100, devendo obrigatoriamente o café ter 80 ou mais pontos na análise para ser aceito como especial.
Os cafés especiais exigem cuidados e processos específicos, a fim de produzirem uma bebida “premium” – como é chamada, por oferecer condições especiais de cultivo e preparo.
O aumento da produção de cafés especiais também leva em consideração a sustentabilidade na cafeicultura brasileira.
Segundo a SCA (Specialty Coffee Association – Associação de Cafés Especiais) os cafés especiais em grão verde são 100% arábica e não podem apresentar nenhum defeito primário (grãos pretos, ardidos, fungados, material estranho, etc) e, no máximo, dois defeitos secundários (defeitos parciais).
Leia Também: Senacon Já Recebeu Mais De Mil Denúncias Contra Postos De Combustíveis
A origem do café no Brasil encontra-se no século XVIII. As primeiras mudas de café foram plantadas ainda nos idos de 1720, na província do Pará. A pessoa que teria trazido as primeiras sementes do café para o Brasil foi Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa.
O café já era consumido desde a Antiguidade, quando os habitantes da Etiópia, na África, passaram a conhecer a planta. Depois disso, persas e árabes entraram em contato com esse hábito de consumo, passando o café a ser cultivado em várias partes do mundo. Alguns setores da sociedade europeia possivelmente passaram a beber café depois do século XVII, hábito que se expandiu rapidamente pelo continente.
Agora que falamos um pouco sobre a bebida mais saborosa do mundo: que tal um cafezinho bem saboroso!?
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…