Designed by Jirapong Minerva Studio / istockphoto
A BenCorp, consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional desde 2008, elaborou um material super interessante sobre a doença, com os tipos mais comuns, fatores de riscos e o que você pode fazer para reduzir a possibilidade de ter a doença e como reduzir as taxas de glicose do sangue.
O Diabetes é uma doença crônica na qual o organismo não consegue produzir insulina ou não consegue utilizar a insulina corretamente.
A insulina é um hormônio, fabricado no pâncreas, responsável por “varrer” a glicose do sangue para ser utilizada dentro dos músculos como fonte de energia, desta forma, a glicose se acumula na corrente sanguínea e a longo prazo, pode lesionar órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Diabetes tipo 1 – O pâncreas não produz insulina adequadamente. Representa de 5 a 10% da prevalência da doença e aparece normalmente na infância e adolescência. Geralmente é necessária a administração de insulina e demais medicamentos.
Diabetes tipo 2 – O pâncreas produz insulina, porém o organismo não consegue utilizar adequadamente essa insulina para controlar a glicemia.
Diabetes tipo 1 – Sabe-se que há influência genética. Possuir familiares próximos com diabetes tipo 1 pode aumentar as chances de desenvolvimento da doença.
Diabetes tipo 2 – os principais fatores de risco são:
“Para saber se você tem diabetes, basta um exame de glicemia em jejum, solicitado pelo seu médico, em conjunto com avaliação clínica.
Para controlar o Diabetes pode ser necessário o uso de medicamentos e sempre manter hábitos de vida saudáveis, como práticas de atividades físicas regulares e uma alimentação saudável.
Esses mesmos hábitos previnem o aparecimento ou agravamento da doença”, esclarece César Ciongoli, CEO da BenCorp.
Para saber se seu exame está dentro do recomendado, confira a referência utilizada:
A glicemia de jejum deve estar até 99 mg/dL
A glicemia após duas horas da refeição não deve ultrapassar 140 mg/dL
Uma alimentação saudável deve ser seguida por todos. Rever os hábitos alimentares, controlar a quantidade de doces, gorduras, industrializados e fast foods ajudam a manter o peso dentro do recomendado e reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes ou até controla-lo.
Praticar atividades físicas regularmente ajuda a baixar as taxas de glicose no sangue. A recomendação é fazer, de acordo com a idade, 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana.
Siga a orientação de um profissional da área e consulte um médico antes de começar. O objetivo é fazer algo que você goste.
Para saber mais acesse o portal da Sociedade Brasileira de cDiabetes: www.diabetes.org.br
Por: BenCorp
Fonte: BBS NEWS
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…