A diabetes é uma doença crônica que possui como característica o aumento nas taxas de açúcar do sangue, que pode causar danos a diversos órgãos, se não for devidamente tratada.
Existem quatro tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, diabetes gestacional e pré diabetes. O consumo desordenado de alimentos açucarados e industrializados, associado à falta de atividade física é um dos principais motivos da doença.
O tratamento normalmente acontece, através de mudanças no estilo de vida do paciente, especialmente com dietas e prática de atividades físicas, mas vale ressaltar que em algumas situações será preciso o uso de medicamentos.
Os problemas associados à saúde podem prejudicar o desenvolvimento profissional do trabalhador. A diabetes em seus casos mais graves pode impossibilitar o profissional de continuar exercendo suas atividades de trabalho.
Leia o artigo e fique sabendo quais são os benefícios que esse grupo de pessoas pode assegurar.
Benefícios garantidos para o profissional portador de diabetes
O profissional em tratamento que precisa se ausentar de suas atividades de trabalho por um período maior que 15 dias ininterruptos, pode requerer ao INSS o auxílio-doença.
Nesses casos, o trabalhador terá que se submeter a uma perícia médica realizada pelo INSS, para comprovar sua condição.
Observação: É de suma importância que o trabalhador apresente seus documentos pessoais e laudos médicos para que o benefício seja concedido.
Aposentadoria por invalidez
A aposentadoria por invalidez é assegurada ao trabalhador que possui incapacidade permanente para exercer suas atividades de trabalho.
Existem diversos graus de diabetes, em casos graves, ela pode provocar cegueira e amputação de membros do corpo; assim o paciente passa a se enquadrar na aposentadoria por invalidez (está impossibilitado de trabalhar).
Quais são os critérios necessários para que o trabalhador assegure a aposentadoria por invalidez?
O trabalhador que deseja solicitar esse benefício precisa cumprir os seguintes requisitos:
- Ter no mínimo 12 meses de arrecadações (carência);
- Comprovar a doença, através de laudos e exames;
- Comprovar o início da incapacidade.
Quando o trabalhador é dispensado de cumprir o período de carência?
De acordo com o INSS, o trabalhador que possui os níveis mais graves da doença está dispensado de comprovar carência.
Como é realizado o requerimento do benefício?
O trabalhador necessita pedir em primeiro lugar o auxílio-doença, pois a aposentadoria por invalidez só é concedida quando a doença causa a incapacidade permanente do paciente.
Quando existe a incapacidade permanente, o paciente pode requerer a aposentadoria por invalidez pelo site do INSS, pelo aplicativo Meu INSS, ou pela Central de Atendimento no número de telefone 135.
Para que o benefício seja concedido será necessário que o trabalhador se submeta a uma perícia médica do INSS, comprovando a sua condição.