Recuo do STF na censura a revista e sites é destaque na midia

O Supremo Tribunal Federal revogou nesta quinta-feira a ordem de retirar da internet duas reportagens que vinculavam o presidente da corte, Dias Toffoli, com o empresário Marcelo Odebrecht, detido em prisão domiciliar por corrupção, como parte de uma investigação por supostas ofensas e notícias falsas contra juízes.

“Revogo a decisão anterior que determinou ao site O Antagonista e a revista Crusoé a retirada da matéria intitulada ‘O amigo do amigo de meu pai’ dos respectivos ambientes virtuais”, escreveu na decisão o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O STF foi acusado de censura após Moraes ordenar na segunda-feira a retirada das reportagens dos sites dos dois veículos, decisão que foi respaldada por Toffoli e condenada por outros membros do tribunal.

No texto desta quinta, Moraes argumentou que, entre outros motivos, “comprovou-se que o documento sigiloso citado na matéria realmente existe”, no qual se basearam os jornalistas para vincular o presidente do STF ao ex-presidente da Odebrecht, protagonista de vários casos de corrupção investigados na operação Lava Jato.

O magistrado lembrou que o documento em questão com um trecho do depoimento do empresário não foi enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para ser investigado, como afirmavam os jornalistas.

Além da censura às reportagens, Moraes emitiu mandados de busca e apreensão de celulares e computadores em oito residências em três estados, assim como o bloqueio de contas em redes sociais dos investigados, que foram convocados para depoimentos.

A decisão de censura de Moraes veio logo a seguir à abertura de inquérito ordenada em março por Toffoli para apurar ofensas e notícias falsas consideradas criminosas à Corte, seus integrantes e seus familiares.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, emitiu um ofício mandando arquivar o inquérito sobre ataques ao STF, mas Moraes ignorou o parecer.

O STF protagonizou nos últimos meses vários litígios com os procuradores da Operação Lava Jato.

Em uma entrevista à TV Globo, o juiz do STF Marco Aurélio Mello considerou a decisão de censura de Moraes como un “retrocesso”.

A imprensa e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também denunciaram a medida de Moraes como censura.

Já o presidente Jair Bolsonaro escreveu no Twitter seu apego à “autonomia dos poderes”, antes de acrescentar: “Dito isto, minha posição sempre será favorável à liberdade de expressão, direito legítimo e inviolável”

Em seguida, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo, informou que a intenção de Bolsonaro não era a de participar da polêmica.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

43 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago