Se você é do tipo que espera até o Natal para dar presentes, você está fazendo tudo errado. Presentear é algo que você deveria fazer mais vezes.
Ok, não estou dizendo que você deveria deixar um vaso de flores nas mesas dos funcionários todas as manhãs. Presente é bastante ampla. Um telefonema rápido para dizer “obrigado” pode ser um presente.
O objetivo é consistentemente dar presentes (tangíveis ou não!). É o lembrete perfeito de que você se preocupa com seus funcionários como seres humanos. É exatamente assim que é construído excelentes relacionamentos nas empresas.
Aqui estão alguns tipos de presentes que você deve considerar dar no Natal, e porque não, durante qualquer época do ano:
1. Reconheça um trabalho bem feito.
Isso é bastante direto: os seres humanos estão conectados para desejar elogios e apreciações. Quanto mais você receber os membros da sua equipe, mais feliz será.
Quando você for fazer isso com seus funcionários, tenha uma coisa em mente: seja específico. Os elogios genéricos, como “excelente trabalho” ou “bem feito”, são agradáveis, mas não são tão eficazes quanto “Estou impressionado com a forma como você saiu do seu caminho para encontrar o melhor negócio possível para nossa empresa”. Explique os detalhes do que eles fazem, e você reforçará sua meticulosidade para trabalhar em troca.
2. Dê o seu precioso tempo.
Estar muito ocupado para seus funcionários é uma desculpa. Você precisa ter tempo para conversar com seus funcionários, mesmo que seja um bate-papo de 10 minutos. É assim que você mantém um toque pessoal com eles.
Claro, à medida que a sua empresa escalar, será impossível gastar tempo com todos os seus funcionários. Então, certifique-se de aplicar a mesma ideia em seus gerentes, para que eles também dediquem tempo para se conectar com suas equipes.
3. Personalize seus brindes para mostrar seus cuidados.
Tome nota das necessidades e desejos de seus funcionários – ou mesmo antecipá-los -, então, ofereça-lhes algo que seja verdadeiramente significativo. Isso requer algum tempo e esforço, mas pode aprofundar significativamente seu relacionamento com seus funcionários.
Se a cadeira do seu empregado estiver mostrando sinais de quebrar, obtenha uma nova. Outro presente exclusivo pode ser: pergunte aos seus funcionários qual habilidade eles adorariam aprender ou melhorar e, em seguida, compre livros, cursos ou oficina que os ajude a melhorar a habilidade exata.
4. Delicie seu empregado com uma surpresa inesperada.
Quem não gosta de se surpreender com um presente? um presente inesperado definitivamente melhorará o dia do seu empregado (talvez até semana).
Você não precisa ser tão chique aqui. Basta identificar onde seu empregado adora comprar, e o presenteá-lo com um cartão de presente. Se eles são fãs de comida, vales para o novo restaurante da cidade é uma excelente opção.
Não importa o orçamento que você tem nesse momento para colocar essas dicas em prática, apenas lembre-se de que seus funcionários são as pessoas que contribuem diretamente para o sucesso ou fracasso da sua empresa, dia após dia, e nessa relação motivação e satisfação são fundamentais.
Fonte: PJsimples